Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Prêmio Pensador de Cidades é do arquiteto David Libeskind
A segunda edição do Prêmio Pensador de Cidades "Luiz Antonio Pompéia" foi conquistada pelo arquiteto David Libeskind, de 77 anos, autor do projeto para o Conjunto Nacional, Â vencedor de concurso, realizado em 1955 pelo idealizador do empreendimento, José Tijurs. A entrega, juntamente com a do Prêmio Top Imobiliário, aconteceu na terça-feira (9/5). Os dois prêmios são oferecidos pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.
O ?Prêmio Pensador de Cidades?, bienal, foi criado pela Embraesp para estimular iniciativas de pessoas que, por sua atuação, tenham contribuído para a inclusão do cidadão no organismo urbanístico das cidades, via projetos que buscaram conforto e beleza, criando uma sinergia íntima entre o homem e a sua metrópole, tendo como objetivo final a melhor qualidade de vida.
O primeiro ganhador do "Pensador de Cidades", lançado há dois anos, foi o superintendente geral da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, em reconhecimento à atuação da entidade por mais de uma década em favor da requalificação do Centro da Metrópole paulistana.
David Libeskin foi escolhido por um Conselho do Prêmio presidido pelo arquiteto Fábio Penteado, e formado por: Ana Claudia Cruz (jornalista), Andressa Samantha Furlan (Embraesp), Eugênio Araújo (jornalista), Jayme Cavalcanti (advogado), João Celidônio (administrador de empresa), Luis Célio Bottura (engenheiro), Marco Antonio Ramos de Almeida (engenheiro), Mauro Peixoto de Oliveira (consultor), Paulo de Melo Menezes (sócio-proprietário da Embraesp), Pedro Cavalcanti (jornalista), Rubens de Almeida (engenheiro e jornalista) e Raimundo de Paschoal (arquiteto).
Precursor dos shoppings
O Conjunto Nacional encontra-se entre os bons exemplos de intervenções urbanas e arquitetônicas que trouxeram algo de novo para São Paulo. Situado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, com suas galerias internas absolutamente integradas às calçadas e abertas à população, reunindo um mix comercial, de serviços e residencial que introduziu o conceito de Centro Comercial Planejado, é o grande precursor dos shoppings centers na cidade.
O Conjunto Nacional foi o primeiro grande edifício da Avenida Paulista, erguido a partir da metade dos anos 1950, tornando-se, por sua concepção arrojada, um importante símbolo da arquitetura moderna brasileira, com ênfase no terraço-jardim e nos pilotis.
Como lembrado no livro ?Conjunto Nacional, a Conquista da Paulista?, por Ângelo Iacocca, Tjurs chegou a dizer ao jovem Libeskind, assim que seu projeto venceu o concurso: ?Menino, eu vou valorizar a Paulista. Vou transformá-la na Quinta Avenida de São Paulo...?. Desde abril de 2005, o Conjunto Nacional encontra-se tombado como patrimônio arquitetônico de São Paulo pelo Condephaat. Lamentavelmente, porém, como observou Luiz Paulo Pompéia, a legislação atual referente ao zoneamento e uso e ocupação do solo impede a construção de edifícios desse porte, como do Copan e do Itália também.
Libeskind recebeu uma pintura sobre papel fotográfico com foto-imagem de obra (foto-pintura) de Luiz Áquila da Rocha Miranda, que até 2004 dirigiu a Escola de Arte Dramática do Rio de Janeiro.
Top Imobiliário 2005
O primeiro lugar do Top Imobiliário, prêmio anual destinado a empresas que mais se destacaram nas categorias de construção, incorporação e vendas, em 2005, foi para a Cyrela/Brazil Realty (construtora e incorporadora) e Lopes Consultoria. Em segundo lugar ficaram as empresas Gafisa e Abyara. E, na terceira posição, a Company, Even e Fernandez Mera. O ranking geral está abaixo:
 |