Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Público pode interagir com instalação “Oceano Invadido”, a partir deste sábado (17/7)

Público pode interagir com instalação “Oceano Invadido”, a partir deste sábado (17/7)

20/08/2008

16/07/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Público pode interagir com instalação ?Oceano Invadido?, a partir deste sábado (17/7), na Caixa Cultural Sé

 

Divulgação

Estilização de baleia jubarte na instalação

Público pode interagir com instalação ?Oceano Invadido?, a partir deste sábado (17/7), na Caixa Cultural Sé

Instalação ambiental interativa em defesa do universo marinho é uma das três exposições que a Caixa Cultural Sé abre neste fim de semana. As outras duas são a de obras gráficas de Guilherme de Faria e a de máscaras retratando as diferentes faces da alma boliviana. O programa ?três em um? é totalmente gratuito.

 

?Oceano Invadido?, criação e produção do Estúdio Bijari, ocupa o vão octogonal do mezanino da Caixa Cultural Sé. Uma cobertura mecânico-cinética, construída em madeira, tubos de PVC e retalhos plásticos translúcidos reproduzem a ondulação da superfície dos oceanos. A escultura de uma enorme baleia Jubarte em arame e recoberta com retalhos plásticos flutua no centro do espaço térreo misturando-se a anêmonas-plásticas convertidas em pufes para o público descansar e apreciar a instalação. Um vídeo projetado sobre uma esfera mostra a devastação causada pelo descarte de dejetos plásticos nos oceanos.

A relevância deste tema torna obrigatória uma reflexão e uma mudança de atitude em relação ao uso do plástico no cotidiano, além de alterações profundas no sistema de descarte para embalagens plásticas. Governo, sociedade e ONG?s devem se unir em busca de políticas para a redução do uso e a implementação de programas de logística reversa.

Gravuras

Divulgação

"Augurio", de Guilherme de Faria

A exposição ?Guilherme de Faria - Obra Gráfica? traz para o público muito mais do que apenas 130 peças gravuras e desenhos desse importante artista, que entre 1978 e 1993 produziu mais de 600 edições documentadas, totalizando 83.000 litografias originais impressas a partir de matrizes em pedra litográfica.

Um vídeo da época contém cenas do artista desenhando, matrizes originais em pedra e cobre, seu acervo fotográfico, demonstrações de como as pedras eram criadas por ele, a montagem de seu atelier de litografia com prensa e impressora executando impressões de gravuras e ainda documentos curiosos como o arquivo das tiragens de gravura, além de estudos de cor e esboços de desenhos. A curadoria da mostra é de Sérgio Pizoli.

Neste sábado (17/7), às 11h, um atelier é aberto com a presença do próprio Guilherme de Faria, compreendendo a demonstração da produção de litografia. Uma palestra e visita guiada com o artista fecha o ciclo didático sobre a Litografia na Caixa Cultural Sé em agosto, dia 14 (sáb), no mesmo horário.

Máscaras da Bolívia

Divulgação

Exposição resgata arte milenar

Símbolo sagrado na Bolívia, a máscara representa as diversas faces da alma coletiva, está profundamente enraizada na natureza humana e possui uma extraordinária força, tanto individual quanto grupal. Tem poder de nos conduzir ao limiar do mundo do intangível, um mundo mágico, criativo, metafórico e impalpável.

A exposição ?Máscaras ? Faces da Alma Boliviana? reúne peças dessa tradição milenar pertencentes ao acervo do Museo Nacional de Etnografía y Folklore ? MUSEF, de La Paz, e que pela primeira vez saem do território boliviano. Trata-se de uma seleção de 47 máscaras das regiões dos Andes (18), Amazônia (15) e Chaco (14) bolivianos, associadas a rituais e eventos festivos, tanto urbanos como rurais.

A mostra conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Consulado da Bolívia em São Paulo, da Embaixada do Brasil em La Paz e da TAM Mercosul. Durante a abertura haverá apresentação de grupos folclóricos bolivianos.

Serviço
CAIXA Cultural Sé
Praça da Sé, 111
Tel. (11) 3321-4400 (agendamento de visitas e ônibus para escolas públicas)
Ter a dom, das 9h às 21h
Metrô Sé

Oceano Invadido
Abertura para convidados e imprensa: sáb (17/7), às 11h
Visitação: de 17/7 a 29/8

Guilherme de Faria - Obra Gráfica
Abertura para convidados e imprensa, e demonstração da produção de litografia em atelier aberto com o artista: sáb (17/7), às 11h
Palestra e visita guiada com o artista: sáb (14/8), às 11h
Visitação: 17/7 a 29/8

Máscaras ? Faces da Alma Boliviana
Abertura para convidados e imprensa: sáb (17/7), às 11h
Visitação: de 17/7 a 29/8
 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.