Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Questão do morador de rua mobiliza 1º Fórum do Escritório de Inclusão Social Sé e conclui pela união de forças por soluções realmente eficazes

Questão do morador de rua mobiliza 1º Fórum do Escritório de Inclusão Social Sé e conclui pela união de forças por soluções realmente eficazes

30/06/2008

02/07/09

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Questão do morador de rua mobiliza 1º Fórum do

Escritório de Inclusão Social Sé e conclui pela união

de forças por soluções realmente eficazes

 

Rafael Martinss

À mesa do 1º Fórum do EIS Sé: Marco Antonio Ramos de Almeida, da Viva o Centro; Oswaldo Picitelli, coordenador do EIS Sé; e José Alarico Rebouças, da ACSP e da Ação Local Nestor Pestana

Por Ana Maria Ciccacio

 

Arregaçar as mangas e articular uma rede de assistência com o objetivo de emancipar pessoas da situação de rua. Foi essa a principal conclusão do 1º Fórum de Desenvolvimento Local do Escritório de Inclusão Social da Sé (EIS Sé), do projeto Nós do Centro, para o qual a Viva o Centro foi convidada a expor o projeto da Aliança pelo Centro Histórico, na terça-feira (30/6).

 

No auditório do EIS Sé, na Rua Riachuelo, o 1º Fórum reuniu principalmente representantes da equipe do Nós do Centro, gente jovem, participativa e interessada em trabalhar por resultados eficazes. A Viva o Centro foi representada por seu superintendente, Marco Antonio Ramos de Almeida. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), uma das entidades privadas que patrocinam a Aliança ? as demais são BM&FBovespa, Banco Nossa Caixa e Uniesp ?, foi representada pelo diretor superintendente de sua Distrital Centro e presidente da Ação Local Nestor Pestana, José Alarico Rebouças. E o EIS Sé, por seu coordenador, Oswaldo Picitelli.

 

Contribuições para a causa social

 

Rafael Martinss

Picitelli: "É hora de tentar resolver a questão da inclusão social"

O fórum começou com cada participante na plateia se apresentando e dizendo que contribuição trazia para a causa social no Centro de São Paulo. O momento foi de descontração e aproximação entre todos os presentes. Em seguida, o coordenador do EIS Sé explicou que esse primeiro de uma série de fóruns mensais daqui para a frente se tornava especialmente importante por ser a partida para a elaboração de um projeto de inclusão social que realmente funcione para a região.

 

O Projeto Inclusão Social Urbana-Nós do Centro é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo com a União Européia. Busca fortalecer o modelo de gestão de programas de inclusão social em larga escala nos bairros centrais da cidade. Coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o Projeto Nós do Centro conta ainda com a parceria das secretarias municipais da Cultura, do Trabalho, de Participação e Parceria e de Relações Internacionais, além do apoio das Subprefeituras da Sé e Mooca e diversos parceiros governamentais e não governamentais na implatação de ações (www.nosdocentro.org.br).

 

Segundo Oswaldo Picitelli, é hora de todos colocarem mãos à massa e tentar resolver a questão da inclusão social. ?O EIS Sé, do Nós do Centro, se coloca à disposição da Aliança pelo Centro Histórico. Vamos começar pela pequena área do Triângulo Histórico e depois ganhar o Centro inteiro. Para isso já temos o Atenção Urbana, projeto novo que está fazendo a acolhida de pessoas em situação de rua, que iremos discutir e melhorar muito ainda. Para a reflexão deste fórum, proponho três palavras: emancipação, autonomia e participação. ?

 

Associação Comercial

 

O representante da ACSP falou sobre os projetos sociais da entidade, entre eles a escola de formação de jovens para o primeiro emprego no próprio mercado de trabalho disponibilizado pelo comércio, a Comissão de Política Urbana, dedicada à percepção de problemas urbanos cuja solução tem sido intermediada pela Associação Comercial junto às autoridades, e a parceria com a Fundação Orsa, voltada à reforma de cortiços para propiciar melhores condições de vida aos seus habitantes.

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.