Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

08/06/2006

Recuperação da área central de São Paulo em debate na Prefeitura

 

Fabio Mattos

Sociedade civil discutirá propostas para a requalificação do Centro de São Paulo

O superintendente geral da Associação Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, será um dos palestrantes do seminário internacional ?A Revitalização do Centro de São Paulo?, nesta segunda-feira (24/7), às 8h30, na Prefeitura, junto com convidados de Bogotá, Nova York e Copenhague. A iniciativa é do Institute for Transportation and Development Policies e tem o apoio da The Willian and Flora Hewlett Foundation, da Aula São Paulo e da própria Viva o Centro.

 

Além de Ramos de Almeida, também serão palestrantes Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá; Tim Tompkins, presidente da Times Square Alliance, de Nova York; David Sim, associado da Jan Gehl Architects; e Geraldo Biasoto, superintendente de Projetos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). A coordenação será de Helena Maria Gasparian, secretária municipal de Relações Internacionais.

 

Peñalosa foi prefeito de Bogotá, na Colômbia, de 1998 a 2001. Promoveu várias mudanças em sua gestão, entre elas, a requalificação do centro de Bogotá, que, para acontecer, demandou a desapropriação de mais de 600 imóveis. Investiu em transportes públicos, moradias, arborização e educação. Desde 2001 tem promovido conferências em algumas universidades dos Estados Unidos. Tompkins e Sim têm grande experiência na iniciativa privada em projetos que trabalham a recuperação urbana.

 

Autoridades municipais, acadêmicos e dirigentes de associações representativas da sociedade civil participarão do encontro cujo objetivo é discutir propostas e caminhos para o prosseguimento do processo de requalificação do Centro de São Paulo, a partir de iniciativas que já tiveram sucesso em outros países e de sugestões da própria população local. Ou seja, é um sinal de unidade entre o poder público, a sociedade civil e entidades internacionais pela causa da requalificação do Centro de São Paulo ? principal foco de atuação da Viva o Centro na última década e meia.

 

Intercâmbio bom

 

Sobre as entidades envolvidas, o Institute for Transportation and Development, de Nova York, está voltado ao desenvolvimento do transporte sustentável e igualitário. A The Willian and Flora Hewlett Foundation tem origem na famosa empresa produtora das impressoras e calculadoras HP, com sede em Washington, e patrocina projetos de pesquisa para a melhoria da qualidade de vida nos EUA e no exterior.

 

A Times Square Alliance é uma organização semelhante a uma Ação Local, aqui do Centro de São Paulo, ou um grande condomínio de empresários, comerciantes e moradores dessa área do centro de Nova York, com a diferença de que, por ser uma PPP, pode cobrar impostos adicionais para o desenvolvimento de projetos, tanto em limpeza pública quanto em segurança e promoção de eventos, entre outras frentes.

 

O Jan Gehl Architects é um escritório de arquitetura, na Dinamarca, em Copenhague,  festejado por ter uma visão de urbanismo em que se integram em grandes espaços abertos, ao ar livre, atividades de lazer, comércio e serviços. Este escritório elaborou em 2004 um projeto de requalificação de espaços públicos para estimular o convívio público, em Londres.

 

Serviço

Auditório da Prefeitura Municipal

Viaduto do Chá, 15 ? 7o andar

24/7, às 8h30

Entrada franca

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.