Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +O encontro, realizado na sede da Associação Comercial de São Paulo em 16 de outubro, foi promovido pelo Conselho de Política Urbana (CPU) para debater a Proposta de Reforma dos Calçadões do Centro de São Paulo, que irá substituir o tradicional mosaico português por concreto moldado com placas de cimento pré-fabricadas.
Fernando Chucre, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) garantiu que as obras dos calçadões começam ainda neste ano, nos trechos da Rua João Brícola, Praça Antônio Prado, e XV de Novembro, obra através da iniciativa privada:B3 (Brasil, Bolsa Balcão) e Santander.
As mudanças foram aprovadas por conselhos e órgãos como o DPH (Departamento do Patrimônio Histórico), CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), CPMU (Conselho Municipal de Política Urbana, Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), e Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
"É uma obra de infraestrutura dos calçadões do centro, que resolve
as questões de acessibilidade, priorizando os pedestres. A ideia é
interferir da menor maneira possível, melhorando a qualidade do
piso", garantiu o secretário, lembrando que a maior parte é área
envoltória de imóveis tombados.
De acordo com o secretário Fernando Chucre, existem hoje 22 concessionárias de telecomunicações atuando na região, que acabam prejudicando o calçamento. Com a reforma, serão 5 caixas de acesso.
Haverá um cronograma do projeto de reforma dos calçadões após a licitação, que será a etapa seguinte, mais abrangente, prevista para iniciar no ano que vem. O secretário garantiu que o plano de comunicação será informado antecipadamente aos comerciantes que serão afetados com as obras da mudança de pavimento.
No encontro, ainda foi antecipado que os estudos para mudança de calçamento no Centro Novo estão avançados. É possível conferir todo mapeamento da cidade no site da Geosampa.
Além de Fernando Chucre, compuseram a mesa: Roberto Mateus Ordine, vice-presidente da ACSP, Alexandre Luiz Ortiz, diretor superintendente da Distrital Centro e Luiz Eduardo, contratado para o projeto e que levantou os detalhes das obras no evento.
(Encontro na Associação Comercial de São Paulo sobre os calçadões do Centro de SP: Créditos: André Baldini)