Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Rua 25 de Março só para pedestres
Maior via comercial do Centro de São Paulo, a Rua 25 de Março terá um trecho fechado ao tráfego a partir desta segunda-feira (9/10). Com média de 400 mil pessoas circulando por ela diariamente, a rua terá acesso proibido de carros de segunda a sábado, das 10h às 18h, estando sinalizada desde domingo (8/10) com cancelas e cavaletes entre a Rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira da Constituição.
A iniciativa de fechar a rua decorre de um acordo entre a União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco), Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e Prefeitura. O objetivo da medida é dar mais espaço para as pessoas andarem pelo local que, em épocas próximas a feriados, em especial no final do ano, chega a receber 1 milhão de pessoas ou mais.
Para evitar que a rua seja invadida por ambulantes ilegais, a Subprefeitura da Sé informou que será instalada uma base da PM na região e haverá o aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A SubSé ainda informa que a via pode ser novamente aberta ao tráfego se a experiência até o final do ano não for satisfatória.
Trânsito
Se para o pedestre o fechamento da rua pode ser um benefício, os motoristas que passam na região terão que alterar o trajeto. A CET definiu que a 25 de Março deixará de ter mão dupla e passará a ter sentido único da Rua Paula de Souza até a Avenida Senador Queiroz. Nos primeiros dias da alteração, uma equipe da CET estará no local para orientar os motoristas e pedestres.
O trânsito na 25 de Março reflete diretamente na Prestes Maia, 23 de Maio e Rubem Berta e por isso outras ruas da região central passarão a ter sentido único: Barão de Duprat, da Rua Carlos de Souza Nazareth até a Cavaleiro Basílio Jafet e da Rua Paula de Souza até a Avenida Senador Queiroz; Comendador Afonso Kherlakian, da Rua Barão de Duprat até a Comendador Abdo Schain; Rua Comendador Abdo Schain, da Comendador Afonso Kherlakian até a Cavaleiro Basílio Jafet.
As operações de carga e descarga de mercadoria na 25 de Março não serão permitidas no período do fechamento da rua, devendo ocorrer somente na Rua Comendador Abdo Schain.
|