Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Saramago ganha mostra inédita gratuita no Farol Santander

Saramago ganha mostra inédita gratuita no Farol Santander

11/04/2018

Reaberto desde o aniversário da cidade, em 25 de janeiro,  o  Farol Santander, o antigo "Banespão", ganhou uma  exposição inédita e  gratuita sobre  José Saramago, um dos escritores contemporâneos mais aclamados do mundo. Com curadoria de Marcello Dantas,  "Saramago - O Ponto e As Vistas" cria uma vivência singular a partir do ponto de vista do português, por meio de projeções e objetos pessoais.

O nome "Saramago - O Ponto e As Vistas", segundo o curador,  faz referência aos diferentes pontos de vista do autor: o jeito de único de usar a pontuação em seus trabalhos; o modo de enxergar o mundo, por ser profundamente míope; e a maneira como via tudo de cima, por ser muito alto - media cerca de 1,90 m.

A motivação principal do trabalho, que ocupa os andares 19 e 20 do edifício, é revelar o homem que ele foi por meio de episódios memoráveis da sua vida. Serviu como base de pesquisa o extenso acervo de imagens e depoimentos captados pelo cineasta Miguel Gonçalves Mendes para o documentário "José e Pilar", no qual a vida do Saramago é retratada por meio do cotidiano com sua companheira, a jornalista espanhola Pilar del Rio. Pilar conta que admirava as obras dele e, no primeiro encontro entre eles, ela não pediu uma entrevista, e sim que queria conhecê-lo.

Jose -saramago -810x 805

José Saramago ( Créditos: Divulgação)

Para aproximar o público do escritor, a exposição apresenta as reflexões profundas dele sobre as condições humanas e as relações de poder, temas que permeiam sua criação literária. Ainda reúne mobiliários e acessórios originais, como a cama onde ele dormia com os porcos quando criança na casa dos avós, o computador onde escreveu todos os livros, o Prêmio Nobel de Literatura que recebeu em 1998, os óculos e a lupa do autor, nunca expostos antes, que foram cedidos temporariamente pela Fundação José Saramago.

Um dos elementos mais interessantes da mostra é a representação de um táxi em um dos andares, com uma projeção dentro dele que dá ao público a impressão de dividir o espaço com o escritor. Trechos da obras "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" conduzem o filme para a divagação metafórica de Saramago a respeito da vulnerável relação entre razão e fé. Ele questiona como o homem atual necessita da existência de Deus para explicar a própria, e ainda divaga sobre a vida, a espiritualidade e a finitude.

Também está exposto o livro "A Viagem do Elefante" da maneira como foi escrito, organizado por data com as duas páginas que o autor escreveu a cada dia. Nesse módulo, o público poderá levar para casa duas cópias, feitas em um mimeógrafo, das páginas escritas que forem correspondentes ao dia da visita.

"Essa mostra é a primeira iniciativa biográfica apresentada no Farol Santander, que tem o objetivo de proporcionar experiências diferenciadas aos visitantes, relacionadas a cultura, empreendedorismo, e entretenimento. Desde a inauguração, apresentamos exposições de arte e continuaremos a receber diversos tipos de manifestações culturais", afirma Paola Sette, gestora do centro cultural.

José de Sousa  Saramago escreveu mais de 30 livros, entre romances, crônicas, poemas, contos e peças teatrais. Português, vencedor do Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Nascido em 1922, Saramago faleceu em 2010.

A exposição fica localizada nos andares 19 e 20 do edifício.

SERVIÇO 

Saramago - Os Pontos e a Vista

06/03 a 03/06:  Terças Quartas Quintas Sextas e  Sábados das 09:00 às 20:00 

Domingos das 09:00 às 18:00 

Edifício Altino Arantes

Endereço:Rua João Brícola, 24 Centro São Paulo - SP 
Estação São Bento (Metrô - Linha 1 Azul)

Entrada Franca

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.