Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +O grupo Sestina, do Coral USP apresenta duas obras de seu repertório no Sesc Parque Dom Pedro II. Dia 25 de agosto, sábado, às 16h, executa a opereta Juvenal e o Dragão e no dia 26 de agosto, domingo, às 15h, Misatango - Misa a Buenos Aires.
A opereta Juvenal e o Dragão foi escrita por Nibaldo Araneda especialmente para o grupo Sestina, integrando o programa de comemoração do aniversário de 50 anos do Coral USP.
A composição foi inspirada na Literatura de Cordel devido à suas profundas raízes na cultura popular. Ao escrever a obra, Nibaldo procurou um cordel que representasse bem o gênero escolhido, indo de encontro à Leandro Gomes de Barros, um dos maiores representantes da Literatura de Cordel, escritor de uma narrativa que veio a ser modelo para outros importantes cordelistas: A História de Juvenal e o Dragão.
Ao escrevê-la, Nibaldo optou pela formação 'Narrador, Coro Misto e Piano', criando uma Opereta Coral, ópera musical cuja história pode ser contada exclusivamente pelo coro, onde os diferentes timbres representam todos os personagens da história. A obra é constituída por 7 partes que contam a história de Juvenal.
A peça Misatango - Misa a Buenos Aires foi composta entre 1995 e 1996, escrita para coro, pequeno conjunto de câmara, bandoneón e soprano solista. A composição mistura a tradição da música sacra do século 20 e o tango, com o bandoneón marcando seu ritmo de forma expressiva.
Resultado da vontade de unir o tango ao canto, Martín Palmeri escreveu sua obra de modo que a orquestra se torna responsável por perpetuar a essência do tango por meio dos instrumentos, trabalhando a linguagem dos acordes, a rítmica e os desenhos melódicos enquanto o coro fica responsável por "cantar a missa", na língua latina, pois segundo Martín além de ser uma língua com sentido universal na literatura coral, tem muito em comum com o tango, principalmente com o tango vanguardista.
Sobre o Coral USP
Fundado em 1967 por Benito Juarez, o Coral USP reúne hoje cerca de 600 cantores distribuídos em 12 grupos, cada um com seu projeto de programa, agenda de ensaios, apresentações e oficinas. Sua trajetória inclui turnês pelo exterior, premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA e inúmeras apresentações em diversas cidades brasileiras, realizando concertos em teatros, festivais, igrejas, parques, universidades, rádio e TV.
Juvenal e o Dragão - Com CORALUSP Sestina
Dia 25 de agosto, sábado, às 16h.
Ingressos: Grátis - sem retirada de ingressos.
Classificação: Livre.
Duracão: 60 minutos.
Local: Tenda Arquibancada.
Capacidade: 200 lugares.
Misatango - Misa a Buenos Aires com CORALUSP Sestina
Dia 26 de agosto, domingo, às 15h.
Ingressos: Grátis - sem retirada de ingressos.
Classificação: Livre.
Duracão: 60 minutos.
Local: Tenda Arquibancada.
Capacidade: 200 lugares.
SESC Parque Dom Pedro
II
Praça São Vito, s/n -
Brás