Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Secretaria
Municipal
de
Assistência
e
Desenvolvimento
Uma nova metodologia de atendimento-padrão para crianças e adolescentes em situação de risco em São Paulo será lançada nesta sexta-feira (13/7) pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), durante o seminário "Conceitos e Estratégias para o Atendimento das Crianças e Jovens em Situação de Risco", na Prefeitura (Viaduto do Chá, 15 - 7° andar), das 9h às 17h. Nesta sexta também se comemora o 17º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A metodologia, segundo informou a Smads, foi desenvolvida no curso de capacitação "Conceitos e Estratégias para o Atendimento das Crianças e Jovens em Situação de Risco", ministrado por uma equipe multidisciplinar do Projeto Quixote, desenvolvido pela Universidade Federal Paulista (Unifesp), e que reuniu 177 agentes da rede de proteção social do município, divididos em três grupos, entre 5/2 e 30/5.
Técnicos das Supervisões de Assistência Social (SAS) das 31 Subprefeituras do município, gestores, técnicos e educadores de todos os Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca) e representantes de organizações sociais localizadas na região central da cidade receberam subsídios conceituais e práticos. E também conhecimentos básicos sobre drogas, além de refletirem sobre os fatores de vulnerabilidade da população atendida e de discutirem questões relacionadas ao alcoolismo e juventude, violência sexual, delinqüência e juventude, situação de rua e o fortalecimento da rede de atendimento.
Seminário
Estarão presentes na abertura do seminário o secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e a secretária adjunta da pasta, Paula Giuliano Galeno; o secretário municipal de Participação e Parcerias, Ricardo Montoro; o coordenador geral da Associação de Apoio ao Projeto Quixote, Auro Danny Lescher; e Sandra Scivoletto, do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Na seqüência, será realizado o painel "Conceitos e Estratégias para o Atendimento de Crianças e Jovens em Situação de Risco", que reunirá Laura Santucci, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e do Espaço Público do Aprender Social (Espaso); Adriana Palheta, coordenadora da Proteção Especial - Criança e Adolescente; e Graziela Bedoian, coordenadora da Associação de Apoio ao Projeto Quixote.
Depois virá a palestra ?A Infância e a Juventude - Aspectos Subjetivos? e, por fim, o debate ?Cotidianos de Rede - Práticas Vivenciadas, ao qual comparecerão Katiana Viana Monteiro, do Creca (Capela do Socorro, Santo Amaro e M´Boi Mirim) e um representante da Secretaria Municipal da Saúde; em seguida falam Márcia Felippe e Karina Bastos, coordenadora e assistente social do Creca Centro (Santa Cecília), juntamente com Ligia Miranda Azevedo. A mediadora será Adriana Palheta.
Serviço Gabinete do Prefeito, Viaduto do Chá, 15, 7° andar 13/7, das 9h às 17h Inscrições: Tels. 5572-8433, 5904-3524, 5081-6632 e 5539-0711 ramal 207 ou pelo e-mail: quixote@projetoquixote.org.br.
|