Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Smads realiza seminário de atendimento-padrão de crianças e adolescentes em situação de rua

Smads realiza seminário de atendimento-padrão de crianças e adolescentes em situação de rua

11/08/2006

12/07/07

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Smads realiza seminário de atendimento-padrão de
crianças e adolescentes em situação de rua

Divulgação

Na mesa, Marcelo Monello, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Orsine de C. Fernandes, secretária de Saúde, Floriano Pesaro, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Andrea Matarazzo, secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Montoro, secretário de Participação e Parceria, e Paulo Sérgio de O. Costa, seu secretário-adjunto

 

Comemorando o 17º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promoveu, nesta sexta-feira (13/7), o seminário ?Conceitos e Estratégias para Atendimento de Crianças em Situação de Risco?, na Prefeitura de São Paulo. O evento reuniu quase 200 pessoas, entre autoridades, técnicos de Supervisões de Assistência Social das 31 subprefeituras, membros de Ong?s, além de gestores, técnicos e educadores dos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca).

 

O encontro serviu para capacitar técnicos no atendimento-padrão a crianças em risco de vulnerabilidade social, tendo conhecimentos básicos sobre drogas e tipos de uso, violência sexual, alcoolismo, violência doméstica, entre tantos outros fatores. A Smads possui 14 Crecas, 50 Abrigos e 4 Casas de Acolhida.

 

Para o prefeito Gilberto Kassab, os programas sociais do município estão direcionados a retirar as crianças das ruas. ?Nosso maior objetivo é colocar todas as crianças na escola?. Sobre a ação que a Prefeitura perdeu na Justiça na quarta-feira (11/7), em que está obrigada a conseguir 661 vagas para crianças do Centro, ele respondeu que ?a cidade hoje está bem melhor do que ontem e amanhã estará melhor do que hoje?.

 

O secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, acredita que não é possível requalificar o Centro da cidade sem resgatar a dignidade das pessoas que estão na rua. Floriano Pesaro, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, defendeu que o ECA é uma legislação importante e que ainda não foi implantada verdadeiramente no Brasil. ?Precisamos parar e refletir o que foi feito e o que ainda precisa ser feito pelas crianças.? Ele defendeu a atuação da sociedade no combate ao trabalho infantil. ?Não podemos tolerar que crianças sejam coagidas por maiores pedindo dinheiro nas ruas.? Pesaro defende a Campanha ?Não Dê Esmola, Dê Futuro?.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.