Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > SP2040: perspectivas do plano de longo prazo para São Paulo

"SP2040: perspectivas do plano de longo prazo para São Paulo precisam ser conhecidas e apropriadas pela sociedade", diz secretário Miguel Bucalem, na Viva o Centro

27/03/2012

27/03/12

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

"SP2040: perspectivas do plano de longo prazo para São Paulo precisam ser conhecidas e apropriadas pela sociedade", diz secretário Miguel Bucalem, na Viva o Centro

  

Rafael Martinss

Secretário Miguel Bucalem expôs o Plano SP 2040 na Viva o Centro na manhã desta terça-feira (27/3)

Serão sete as gestões municipais nos próximos 28 anos. Como garantir que um plano estratégico de longo prazo para a cidade tenha continuidade? Roterdã, na Holanda, já desenhou e começou a executar um plano para enfrentar o aquecimento global, com envolvimento de toda a sociedade. Com problemas diferentes, o futuro de São Paulo também depende desse tipo de pacto. "À medida em que a população conhecer e se apropriar, defenderá o plano, podendo dialogar com os administradores da cidade", garantiu Bucalem em palestra na Viva o Centro.

O convite a Bucalem para falar sobre o SP2040 na Viva o Centro na terça-feira (27/3) teve duas motivações: 1) informar diretores e associados da entidade, assim como dirigentes de suas cerca de 50 Ações Locais, em primeira mão, pelo próprio titular de Desenvolvimento Urbano, sobre o plano que deverá nortear os destinos da cidade nas próximas décadas; e 2) dar conta à comunidade do Centro de São Paulo de que a Viva o Centro é uma das entidades que a Prefeitura convidou, ainda no ano passado, para fazer parte do Conselho Consultivo desse plano, juntamente com Fecomercio, Fiesp, Febraban e OAB.

O superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida, agradeceu a presença do secretário ressaltando o privilégio de recebê-lo para expor sobre os horizontes planejados para a cidade. Já na mediação dos trabalhos, o consultor da entidade, Jorge da Cunha Lima, ex-secretário de Estado da Cultura e ex-presidente da TV Cultura, destacou a importância de o SP2040 ter como meta tanto a transformação do caos periférico de São Paulo em cidade como o adensamento dos vazios demográficos do município dotados de farta infraestrutura, caso do Centro.

Bucalem começou sua exposição mostrando que tanto nas principais cidades do mundo desenvolvido (Nova York, Chicago, Paris e Londres) como naquelas em desenvolvimento (Hong Kong, Cingapura, Seul) o planejamento de longo prazo tem sido decisivo por articular diferentes níveis e ciclos de governo com a sociedade civil e o setor privado para a consecução dos objetivos estabelecidos. Quando toda a sociedade pactua e trabalha na mesma direção, a cidade tem mais chances de atrair investimentos e promover desenvolvimento com inclusão. O ciclo negativo, resultante do crescimento desordenado da cidade no século XX, pode ser revertido mediante um planejamento estratégico com o qual toda a sociedade se sinta comprometida.

Para ler mais, clique nos links abaixo

Construindo o consenso

Articulações por um futuro melhor

Perspectivas para o Centro

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.