Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Street Biennale: Museu a ceu aberto no Centro

Street Biennale: Museu a ceu aberto no Centro

26/08/2008

24/09/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Street Biennale: museu a céu aberto no Centro

 

Por Thiago Soares

 

Até o dia 23 de outubro, o Centro de São Paulo é palco da Street Bie nnale. A cidade ganha ares de um museu contemporâneo ao ar livre, com fachadas e laterais de prédios como ?moldura? para 14 grafites e pinturas de artistas de diversos pontos do mundo. Entre os escolhidos, estão os brasileiros Fabiano Gonper e Vicente de Mello, a chinesa Ko Siu Lin e o franco-argelino Mohamed Bourouissa.

O curador da Street Biennale paulistana é o francês Jéremy Planchon, que fez a curadoria da primeira edição desse evento no Brasil, realizada no Rio de Janeiro no ano passado.

Cada um dos artistas comparece com duas instalações e uma parte dos trabalhos já está à mostra no circuito que começa na Rua Conselheiro Crispiniano, segue pela Avenida São João e termina na Avenida Rio Branco.

As obras coexistem com tudo que há na região, por exemplo, no painel localizado na Rua Conselheiro Crispiniano (veja foto abaixo), atrás do Teatro Municipal, o artista Mohamed Bouroissa se inspirou nos "gatos", ligações clandestinas de água e energia elétrica nos bairros periféricos da cidade.

Os organizadores tiveram trabalho em conseguir em conseguir a permissão da Prefeitura para expor os paineis, devido à Lei Cidade Limpa. Eles levaram cerca de seis meses para obter a autorização. Outra dificuldade foi convencer os condomínios de edifícios a permitir as pinturas na empena dos prédios. Por isso, os artistas valorizam aqueles que permitiram. Ao responderem positivamente, demonstram grande consideração com a Arte, preocupação com a qualidade da Paisagem do Centro e disposição de apoio a iniciativas que facilitam o acesso à arte por toda a população.

O projeto é financiado pela Biennale de Paris. Não houve patrocínio local. No fim da exposição, todas as instalações serão retiradas e as fachadas dos prédios, pintadas e ?devolvidas? ao donos do mesmo jeito que eram antes.

A Street Biennle é uma ótima oportunidade para fazer uma passeio a pé pelo Centro e apreciar essa exposição de arte urbana.

 

Veja as fotos e os locais onde estão expostas as obras da Street Biennale.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.