Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
São Paulo e muitas outras cidades brasileiras sob as lentes de Mascaro
O fotógrafo Cristiano Mascaro, que cedeu uma de suas belíssimas imagens clicadas no Mercado Municipal de São Paulo, o popular Mercadão do Centro, para estampar uma das camisetas artísticas da Coleção São Paulo, da Associação Viva o Centro, está com uma exposição em cartaz no Museu da Casa Brasileira e lançando um livro, ambos com o mesmo e sugestivo nome ?Cidades Reveladas?.
A publicação, pela BEI Editora, é resultado de seis anos de registro de localidades brasileiras. Abrangendo desde cidades bem conhecidas como São Paulo, Rio de Janeiro e Ouro Preto, até municípios pouco destacados como Icó, no Ceará, e Oeiras, no Piauí, as imagens sugerem ao espectador uma leitura singular e inesperada do cenário urbano nacional. O livro é dividido em cinco partes ? Forma, Composição, Luz e Sombra, Arquitetura e Cidades ?, cada uma precedida por um texto de abertura assinados por especialistas e artistas.
O Museu da Casa Brasileira, a exposição reúne 30 ampliações (1,5m x 1m / 1m x 1m) das imagens presentes no livro, distribuídas por três salas do museu.
No livro, Renina Katz, professora da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo) e uma das grandes gravadoras brasileiras, escreve o artigo para ?Forma?. ?Composição? tem autoria da escultora, pintora e gravadora Maria Bonomi, enquanto ?Luz e Sombra? cabe ao pintor e gravador Sergio Fingermann. Quem escreve sobre ?Arquitetura? é o professor da FAUUSP e arquiteto Benedito Lima de Toledo e Carlos A. C. Lemos, historiador da arquitetura e professor da mesma escola, trata de ?Cidades?.
Para complementar a obra, o diplomata e crítico de arquitetura André Corrêa do Lago escreve ?Cristiano Mascaro e a Arquitetura?, ao passo que o próprio fotógrafo analisa sua trajetória em Cristiano por Ele Mesmo. O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que concebeu a reurbanização da Praça do Patriarca por encomenda da Viva o Centro, assina um texto de cunho mais íntimo intitulado ?A Cidade Fotografada?. ?A minha idéia é que a fotografia ? a sua sempre ? de modo muito comovente fixa para ver o invisível. Para dizer o indizível?, declara ele sobre Mascaro. A edição conta ainda com uma reflexão do poeta Ferreira Gullar sobre o fotógrafo, num texto que abrange as orelhas e a quarta capa do livro. Cidades Reveladas tem patrocínio de Pinheiro Neto Advogados, um dos patrocinadores da Associação Viva o Centro.
Serviço Avenida Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano Tel. 3032-3727 Ter a dom, das 10h às 18h R$ 4 (estudantes: R$ 2). Entrada franca aos domingos Visitas monitoradas:
3032-2564 Site: www.mcb.sp.gov.br
Livro Cidades Reveladas |