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Gyengchul Kim,
diretor do Instituto de Desenvolvimento de Seul defendeu nesta quarta-feira (3) o incentivo ao sistema público de
transporte no país durante a 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que
acontece no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca,
De acordo com o palestrante, os governantes de Seul, a partir de 2002, passaram a adotar medidas em favor da utilização de ônibus e metrô na cidade, como utilização de cartões pré-pago e de crédito para pagamento das tarifas, diminuição de locais para estacionamento de carros, aumento de faixas para pedestres e fiscalização mais intensa para carros que estacionam em locais proibidos, com o valor das multas revertido para melhorias no transporte público. Segundo ele, essas ações também possibilitaram a redução no número de acidentes de trânsito e melhoria na qualidade do ar, em função do fluxo menos intenso de veículos.
O caso mais emblemático desta mudança foi a destruição do
viaduto de Cheonggyecheon. Em lugar da obra sobre o canal, que cortava a cidade
por
Antes dessas medidas, no entanto, Kim ressalta que é preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se investir em transporte público. ?Em São Paulo isso também é possível, desde que se conscientize a população de que todos vão ganhar?. O palestrante defendeu, ainda, a realização de pesquisas para identificar os meios de transporte mais adequados para cada região da cidade, considerando também a cultura local.
Metrôs e ônibus correspondem hoje por 60% do transporte de Seul, e a meta é de que, até 2021, esse
valor chegue a 70%. Atualmente, a região metropolitana de Seul, que possui 24,1
milhões de pessoas, conta com
Serviço
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