Trânsito, o exemplo de Seul

03/09/2008

03/09/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 
Trânsito, o exemplo de Seul

 

Fotos: Fernando Favoretto / Divulgação

Gyengchul Kim, de Seul

Gyengchul Kim, diretor do Instituto de Desenvolvimento de Seul defendeu nesta quarta-feira (3) o incentivo ao sistema público de transporte no país durante a 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Na palestra ?Transporte e planejamento urbano andando juntos: o caso de Seul?, Kim mostrou como a cidade de Seul resolveu seus problemas de trânsito com o incentivo do transporte de massa.

 

De acordo com o palestrante, os governantes de Seul, a partir de 2002, passaram a adotar medidas em favor da utilização de ônibus e metrô na cidade, como utilização de cartões pré-pago e de crédito para pagamento das tarifas, diminuição de locais para estacionamento de carros, aumento de faixas para pedestres e fiscalização mais intensa para carros que estacionam em locais proibidos, com o valor das multas revertido para melhorias no transporte público. Segundo ele, essas ações também possibilitaram a redução no número de acidentes de trânsito e melhoria na qualidade do ar, em função do fluxo menos intenso de veículos.

 

Viaduto de Cheonggyecheon, em Seul, antes e depois da restauração do canal

 

O caso mais emblemático desta mudança foi a destruição do viaduto de Cheonggyecheon. Em lugar da obra sobre o canal, que cortava a cidade por 15 quilômetros, iniciou-se a revitalização do antigo rio e de um parque para recreação.

 

Antes dessas medidas, no entanto, Kim ressalta que é preciso conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se investir em transporte público. ?Em São Paulo isso também é possível, desde que se conscientize a população de que todos vão ganhar?. O palestrante defendeu, ainda, a realização de pesquisas para identificar os meios de transporte mais adequados para cada região da cidade, considerando também a cultura local.

 

Metrôs e ônibus correspondem hoje por 60% do transporte de Seul, e a meta é de que, até 2021, esse valor chegue a 70%. Atualmente, a região metropolitana de Seul, que possui 24,1 milhões de pessoas, conta com 287 quilômetros de metrô, enquanto São Paulo são apenas com 60 quilômetros.

 

 Serviço
14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Até Sex (5/9), das 9h às 17h30
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 596 - São Paulo ? SP

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.