Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Um curso para restaurar bens históricos

Um curso para restaurar bens históricos

10/09/2008

10/09/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

  Um curso para restaurar bens históricos

Dayan de Castro

Centro possui mais de mil edifícios tombados,como o Municipal (foto)

A Escola Paulista de Restauro abre inscrições para o curso de Metodologia de Projeto de Restauro para Bens de Interesse Histórico, ministrado pela arquiteta Ana Marta Ditolvo Outeda Jorge e o advogado Luis Cesar Corazza. O curso acontecerá no dia 28 de outubro, das 8h às 17h, no Museu Brasileiro da Escultura (Mube). A inscrição pode ser feita pelo telefone ou e-mail. O investimento é de R$ 200.

 

O objetivo é estimular a arte de construir, preservar e conservar a memória histórica ao aprimorar os conhecimentos e capacitar profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, história, artes e outros interessados em atuar na área da restauração do patrimônio. O objeto de estudo será o casarão da Escola Paulista de Restauro, na Bela Vista.

 

Ana Marta abordará temas como: cartas patrimoniais, órgãos de preservação do patrimônio histórico, inventário e tombamento, pesquisa histórica, vistoria técnica, diagnóstico, anteprojeto, projeto executivo, obra e instrumentos de viabilização.

 

Em Fontes de Recursos, orientado por Corazza, os alunos terão noções de como obter recursos para projetos de restauro, leis de incentivo à cultura e renúncia fiscal e também recursos de projetos na administração pública, mecenato, doação e patrocínio, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), bancos, agências e instituições.

 

A Escola Paulista de Restauro tem o apoio da Viva o Centro.

 

Serviço

Museu Brasileiro da Escultura
Rua Alemanha, 221 ? Jardim Europa
Tel.: 2594-2601/ 3326-2700 ramal 104
Ter (28/10), das 8h às 17h
R$ 200

 

cursos@mube.art.br; info@escolapaulistaderestauro.com.br

 

Leia mais

 

Teatro Municipal de roupa nova

 

Informe nº 233

 

Informe nº 234

 

Informe nº 243

 

Viva o Centro refaz o passo a passo do restauro

 

Preocupação da Viva o Centro com fachadas históricas tem apoio de arquitetos e urbanistas

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.