Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +
Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +
Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +
Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +
O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +
O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Um fim de semana da cultura japonesa no Ibirapuera
Carpas coloridas flutuando no espaço, lançamento do livro ?Papel e Tinta?, de Nereide Schilaro Santa Rosa, apresentação de taikô (tambores japoneses), exposição e outras atividades. É o Festival dos Meninos, importante tradição japonesa, no Parque do Ibirapuera neste final de semana, com atividades organizadas pelo Pavilhão Japonês e o Museu de Arte Moderna, dentro das comemorações do centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.
O Dia dos Meninos (Tango no Sekku), celebrado em 5 de maio no Japão, é feriado nacional. Casas e escolas são decoradas com o yoroikabuto (armadura e elmo dos guerreiros), o gogatsu ningyo (bonecos de guerreiros) e o koinobori (flâmulas em formato de carpa, colocadas no alto dos mastros). Esses símbolos da força e da perseverança representam o desejo dos pais e dos avós de que os meninos cresçam vigorosos, sejam persistentes como as carpas e fortes como os antigos samurais.
São símbolos que enaltecem a força e a perseverança, representando o desejo dos pais e avós de que os meninos cresçam vigorosos, sejam persistentes como as carpas e fortes como os antigos samurais.
Programação
Pavilhão Japonês Sáb (17/5) 11h30 às 12h30 e das 14h30 às 15h30, sessões de autógrafo do livro "Papel e Tinta - As Artes do Japão", de Nereide Schilaro Santa Rosa; 11h às 11h40: apresentação de taikô com o grupo Shinkyodaiko, de São Bernardo do Campo. Coordenadora : Profa Rosa Satiko Coelho. D112h30 às 13h30: oficina de Origami, com a professora Tereza Yamashita. Conteúdo da oficina: Kabuto, Abake e Tsuru. Da14h às 14h30: apresentação do espetáculo " Fragmento Qioguem?!", direção: Alice K. Conteúdo: Apresentação cênica inspirada na peça INABADO do Kiogen, em que a pesquisadora Alice K. mistura elementos da cultura Brasileira com o Kiogen. Durante todo o dia: exposição de brinquedos japoneses, tais como: gogatsu ningyo (bonecos de guerreiros), tako (pipa japonesa), koma (pião), koinobori (flâmulas em formato de carpa).
Dom (18/5) Pavilhão Japonês: atendimento normal durante o dia. MAM "Vivendo o Japão"
Serviço Parque do Ibirapuera (portão 10)
|