Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Um fim de semana da cultura japonesa no Ibirapuera

Um fim de semana da cultura japonesa no Ibirapuera

16/05/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Um fim de semana da cultura japonesa no Ibirapuera

 

Carpas coloridas flutuando no espaço, lançamento do livro ?Papel e Tinta?, de Nereide Schilaro Santa Rosa, apresentação de taikô (tambores japoneses), exposição e outras atividades. É o Festival dos Meninos, importante tradição japonesa, no Parque do Ibirapuera neste final de semana, com atividades organizadas pelo Pavilhão Japonês e o Museu de Arte Moderna, dentro das comemorações do centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

 

O Dia dos Meninos (Tango no Sekku), celebrado em 5 de maio no Japão, é feriado nacional. Casas e escolas são decoradas com o yoroikabuto (armadura e elmo dos guerreiros), o gogatsu ningyo (bonecos de guerreiros) e o koinobori (flâmulas em formato de carpa, colocadas no alto dos mastros). Esses símbolos da força e da perseverança representam o desejo dos pais e dos avós de que os meninos cresçam vigorosos, sejam persistentes como as carpas e fortes como os antigos samurais.

 

São símbolos que enaltecem a força e a perseverança, representando o desejo dos pais e avós de que os meninos cresçam vigorosos, sejam persistentes como as carpas e fortes como os antigos samurais.

 

Programação

 

Pavilhão Japonês

Sáb (17/5)

11h30 às 12h30 e das 14h30 às 15h30, sessões de autógrafo do livro "Papel e Tinta - As Artes do Japão", de Nereide Schilaro Santa Rosa;

11h às 11h40: apresentação de taikô com o grupo Shinkyodaiko, de São Bernardo do Campo. Coordenadora : Profa Rosa Satiko Coelho.

D112h30 às 13h30: oficina de Origami, com a professora Tereza Yamashita. Conteúdo da oficina: Kabuto, Abake e Tsuru.

Da14h às 14h30: apresentação do espetáculo " Fragmento Qioguem?!", direção: Alice K. Conteúdo: Apresentação cênica  inspirada na peça INABADO do Kiogen, em que a pesquisadora Alice K. mistura elementos da cultura Brasileira com o Kiogen.

Durante todo o dia: exposição de brinquedos japoneses, tais como: gogatsu ningyo (bonecos de guerreiros), tako (pipa japonesa), koma (pião), koinobori (flâmulas em formato de carpa).

 

Dom (18/5)

Pavilhão Japonês: atendimento normal durante o dia.

MAM

"Vivendo o Japão"
10h, Marquise do Ibirapuera:
apresentação de taikô (tambores japoneses) do grupo Ryubu Daiko, de Ibiúna (SP). Local: Marquise do Ibirapuera.
11h às 13h:
oficinas de Mangá (Escola AreaE), Origami (Mari Kanegae), Ikebana (Associação de Ikebana Ikenobo Nambe Shibu), Shodô (Hisae Sagara) e Oshibana Art (Miriam Tatsumi).
13h, Auditório Lina Bo Bardi (MAM):
apresentações especiais: Grupo Seiha Brasil de Kotô (cítara horizontal); shakuhachi (flauta de bambu) e shamisen (instrumento de três cordas e caixa de ressonância); solo de kotô com Fernando Neves; solo de shakuhachi com Danilo Tomic.
14h30, Grande Sala do MAM:
visita à exposição Quando vidas se tornam forma: diálogo com o futuro - Brasil-Japão
15h30: visita ao espaço expositivo do Pavilhão Japonês

 

Serviço

Parque do Ibirapuera (portão 10)
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana - Zona Sul - SP
(a cerca de 5km do metrô Santa Cruz)
Sáb (17/5) e dom (18/5), das 10h às 12h e das 13h às 17h
Tel. 3208-1755 (ramal 124) ou 5081-7296 (com Adriana)
Ingresso: R$ 3 e R$ 2 (estudante)
Isentos: crianças até 4 anos e adultos acima de 66 anos

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.