Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Uma panorâmica de São Paulo nestas férias

Uma panorâmica de São Paulo nestas férias

Uma panorâmica de São Paulo nestas férias

 

Divulgação

Edifício do Banespa, no Centro, uma pedida nas férias

Um edifício imponente do início do século XX ? o do Banespa, no Centro São Paulo ?, com bela arquitetura e relevante valor histórico, se mantém aberto à visitação pública e tem programação especial nestas férias de julho de 2006.

 

Inaugurado em 1947, após oito anos de construção, o prédio do Banespa, chamado de Edifício Altino Arantes, foi um dos primeiros arranha-céus de São Paulo. Inspirado no Empire State Building, de Nova York, tem 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus até o mirantee 1.119 janelas. Construído para ser a sede do Banespa, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais símbolos da capital paulista. Sua fachada permanece intacta, com todas as características originais da época da inauguração. Já o interior do edifício passou por algumas reformas, mas ainda reserva espaços curiosos que podem ser explorados pelo público.

 

Mirante

 

A principal atração do edifício fica a 160 metros de altura: um mirante em 360 graus, no alto da Torre, do qual se pode enxergar até 40 quilômetros de distância, da impressionante paisagem urbana até a Serra do Mar e o Pico do Jaraguá. A Torre está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, de 10h00 às 17h00, com entrada gratuita.

 

Outros dois espaços que valem a visita ao interior do edifício é o Museu Banespa e o Hall principal. Criado em 1965, o Museu tem um acervo de mais de três mil obras de arte, entre tapeçarias, pinturas e esculturas de renomados artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Mabe. Além de oferecer uma breve viagem ao passado por meio de documentos e objetos que retratam a história de progresso do Estado de São Paulo e da cultura do café.

 

No luxuoso Hall, quem entra depara-se com um lustre, no formato do edifício de cabeça para baixo, com 13 metros de altura, dois metros de diâmetro, dez mil peças de cristal, 1,5 tonelada e 900 lâmpadas. Em julho, o espaço abriga a mostra ?As Cidades em Terceira Dimensão?, do alemão Helmut Lewin, até o dia 28/7. São 12 obras que exploram a técnica de arte tridimensional, com colagem de madeira cortada e outros materiais aplicados sobre base de duratex e pintados a tinta óleo e/ou acrílica. A entrada é franca.

 

O Santander Banespa está entre as instituições patrocinadoras da Associação Viva o Centro.

 

Serviço

Edifício Altino Arantes (Torre, Museu e Hall)

Rua João Brícola, 24 ? Centro

Tel. (11) 3249-7466

Seg a sex, das 10h às 17h

Mostra até 28/7

Não abre nos finais de semana

Não dá acesso a portadores de deficientes ao mirante da Torre

Metrô São Bento

Entrada franca

 

Deixe Seu Comentário:

Error parsing XSLT file: \xslt\UCommentListComments.xslt
Gostou? Então compartilhe.