Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Uma panorâmica de São Paulo nestas férias
Um edifício imponente do início do século XX ? o do Banespa, no Centro São Paulo ?, com bela arquitetura e relevante valor histórico, se mantém aberto à visitação pública e tem programação especial nestas férias de julho de 2006.
Inaugurado em 1947, após oito anos de construção, o prédio do Banespa, chamado de Edifício Altino Arantes, foi um dos primeiros arranha-céus de São Paulo. Inspirado no Empire State Building, de Nova York, tem 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus até o mirantee 1.119 janelas. Construído para ser a sede do Banespa, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais símbolos da capital paulista. Sua fachada permanece intacta, com todas as características originais da época da inauguração. Já o interior do edifício passou por algumas reformas, mas ainda reserva espaços curiosos que podem ser explorados pelo público.
Mirante
A principal atração do edifício fica a 160 metros de altura: um mirante em 360 graus, no alto da Torre, do qual se pode enxergar até 40 quilômetros de distância, da impressionante paisagem urbana até a Serra do Mar e o Pico do Jaraguá. A Torre está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, de 10h00 às 17h00, com entrada gratuita.
Outros dois espaços que valem a visita ao interior do edifício é o Museu Banespa e o Hall principal. Criado em 1965, o Museu tem um acervo de mais de três mil obras de arte, entre tapeçarias, pinturas e esculturas de renomados artistas como Di Cavalcanti, Portinari e Mabe. Além de oferecer uma breve viagem ao passado por meio de documentos e objetos que retratam a história de progresso do Estado de São Paulo e da cultura do café.
No luxuoso Hall, quem entra depara-se com um lustre, no formato do edifício de cabeça para baixo, com 13 metros de altura, dois metros de diâmetro, dez mil peças de cristal, 1,5 tonelada e 900 lâmpadas. Em julho, o espaço abriga a mostra ?As Cidades em Terceira Dimensão?, do alemão Helmut Lewin, até o dia 28/7. São 12 obras que exploram a técnica de arte tridimensional, com colagem de madeira cortada e outros materiais aplicados sobre base de duratex e pintados a tinta óleo e/ou acrílica. A entrada é franca.
O Santander Banespa está entre as instituições patrocinadoras da Associação Viva o Centro.
Serviço Edifício Altino Arantes (Torre, Museu e Hall) Rua João Brícola, 24 ? Centro Tel. (11) 3249-7466 Seg a sex, das 10h às 17h Mostra até 28/7 Não abre nos finais de semana Não dá acesso a portadores de deficientes ao mirante da Torre Metrô São Bento Entrada franca
|