Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Uma seleta da Pinacoteca na avenida-símbolo de São Paulo

Uma seleta da Pinacoteca na avenida-símbolo de São Paulo

12/08/2005

Uma seleta da Pinacoteca na avenida-símbolo de São Paulo

 

?Ascensão definitiva de Cristo?, obra de Flávio de Carvalho (1969)

Entre as mais de seis mil obras do acervo da Pinacoteca do Estado, 150 saem do seu espaço ao lado do Jardim da Luz, Centro de São Paulo, para a mais paulista das avenidas. O intuito é o de homenagear o centenário desse equipamento que foi o primeiro museu da cidade de São Paulo com uma exposição especial montada pela Federação das Indústrias de São Paulo em conjunto com o Sesi. A mostra, nomeada de "100 anos da Pinacoteca: a formação de um acervo", abre para o público na terça-feira (16/8), no Centro Cultural Fiesp/Galeria de Arte do Sesi, à Avenida Paulista, 1313.

 

A homenagem da Fiesp para a Pinacoteca não poderia ser mais justa, pois a Pinacoteca testemunhou todo o processo de industrialização da cidade de São Paulo durante o século XX. Quando criada, a instituição funcionava nas instalações do Liceu de Artes e Ofícios, a primeira escola importante para a formação de mão-de-obra qualificada para a indústria paulista e ainda hoje uma das mais respeitadas no preparo de pessoal de nível técnico em diversas áreas.

 

?São Paulo? (1924), de Tarsila do Amaral

Na mostra, uma linha do tempo ilustrada com fotografias e acompanhada de documentos originais apresenta um panorama dos 100 anos de Pinacoteca entre as

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.