Uniesp filia-se à Viva o Centro

03/09/2008

03/09/08

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Uniesp filia-se à Viva o Centro

 

Bruno L.C Freitas/ Uniesp

Da esquerda para a direita: conselheiro da Viva o Centro e presidente da Ação Local  Pátio do Colégio/Boa Vista, Paulo Ney Fraga de Sales; superintendente da Viva o Centro, Marco Antonio Ramos de Almeida; presidente da Uniesp, José Fernando Pinto da Costa; e diretor da Uniesp, Flávio Anunciato

A mais nova instituição de ensino filiada à Viva o Centro, a Uniesp-União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo, tem uma meta ousada para 2012: reunir no Centro de São Paulo cerca de 50 mil alunos nos vários edifícios que ocupa e em outros que ainda irá incorporar. Hoje, somente em seus prédios na Rua Álvares Penteado, vizinhos à Bolsa de Valores, e em um prédio na Rua Conselheiro Crispiniano, já são cerca de 9 mil estudantes. Entre capital e interior o número chega a 25 mil, distribuídos entre 18 unidades.

 

A Uniesp nasceu no Oeste do Estado de São Paulo, em 1999, na cidade de Presidente Epitácio, divisa com o Mato Grosso, uma região extremamente carente do Pontal do Paranapanema, conhecida pelo conflito agrário e também pela recente instalação de presídios. O desafio era superar os limites e construir um trabalho sólido em educação superior que atendesse ao estudante carente. Articulando parcerias com empresas e convênios com o Governo Federal por meio do ProUni e do Fies, a instituição conseguiu levar ensino superior a populações de baixa renda e cresceu, expandindo-se até chegar à capital, em 2005, e ao Litoral, em 2007. 

 

A meta da instituição é possibilitar a educação para todos, ou seja, fazer com que aquele que não teve oportunidade de cursar uma faculdade, devido a dificuldades financeiras, possa vir a realizar esse sonho.

 

Na capital

 

Há três anos, após adquirir as Faculdades Integradas Renascença de São Paulo, a Uniesp se instalou na Rua Álvares Penteado, em pleno Centro, oferecendo cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Secretariado Executivo, Marketing, Comércio Exterior, Informática e Tecnologia, Ciências da Computação, Redes e Web e Hotelaria e Turismo, e MBA em Informática.

 

Dois anos depois, em dezembro de 2007, inaugurou o campus ?Centro Novo?, na Rua Conselheiro Crispiniano, em um anexo do antigo prédio do Mappin. Nessa unidade funciona o Instituto Superior de Ensino, voltado a se tornar uma referência na formação de professores, com cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, História e Geografia, além de pós-graduação em Letras e Literaturas e Psicopedagogia.

 

Dayan de Castro

Uniesp pretende reunir cerca de 50 mil alunos em seus prédios no Centro

O presidente da Uniesp, José Fernando Pinto da Costa, acredita que a vinda de estudantes para o Centro pode contribuir com o processo de requalificação da região. ?A chegada da Uniesp há três anos, na Rua Álvares Penteado, e agora o seu novo endereço, na Conselheiro Crispiniano, trazem a juventude para o Centro. O estudante é a flor do jardim, pois é vida por onde passa. Nós já temos 9 mil universitários em apenas três anos na região e pretendemos alcançar 50 mil nos próximos cinco anos.? Os professores são incentivados a levarem os alunos aos equipamentos culturais existentes na região, pois o Centro em si mesmo é uma grande sala de aula.

 

Envolvimento

 

O tripé cidadania-participação-solidariedade orienta a maioria dos convênios assinados pela Uniesp. Entre eles estão parcerias com o Projeto Cidade Escola Aprendiz e o Conselho Municipal de Assistência Social, que consiste em um programa de extensão universitária, por intermédio do Curso de Educação Comunitária e Parcerias Cooperativas para alunos da instituição, cuja aula inaugural foi proferida sábado passado (30/8) pelo jornalista Gilberto Dimenstein, e com o Projeto Catraca Livre, o site de divulgação de atividades culturais gratuitas ou com ingressos bem acessíveis, no Centro, inteiramente voltado a estudantes.

 

Com o Governo do Estado, a Uniesp mantém o Projeto Aluno Pesquisador, hoje com cerca de 800 alunos nas áreas de Letras e Pedagogia. Eles recebem 100% de bolsa de estudos e ainda um adicional de R$ 150 mensais, condicionados à freqüência e desempenho acadêmicos.

 

Dayan de Castro

Uniesp pretende reunir cerca de 50 mil alunos em seus prédios no Centro

A instituição, além disso, possui programas inteiramente direcionados à comunidade, caso da Faculdade da Maturidade. São cursos de Informática, Letras, Pedagogia e Turismo para recolocação profissional de pessoas acima dos 40 anos, das 13h às 16h, de segunda a sexta, no Centro, pela bagatela de R$ 120 a mensalidade. ?Na primeira turma, que começou no ano passado, havia um senhor com mais de 50 anos que literalmente chorou de alegria pela oportunidade?, lembra o diretor da Uniesp, Flávio Anunciato. 

 

Por tudo isso, a filiação da Uniesp à Viva o Centro é recebida pela entidade com grande entusiasmo. ?As perspectivas de crescimento da instituição faz dela uma importante parceira no processo de requalificação do Centro?, comemora o superintendente da Associação, Marco Antonio Ramos de Almeida. ?O Centro só terá a ganhar com tantos estudantes na área. E estes vão encontrar aqui tudo de que precisam para se desenvolver, como acessibilidade por transporte de massa, comércio farto e diversificado e a maior concentração de equipamentos culturais da cidade. A parceria é muito bem-vinda.?

 

Para mais informações acesse www.uniesp.edu.br/sp

 

Leia mais

 

Educação no Centro

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.