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Vem aí o novo Calçadão: projeto-piloto será na Rua Sete de Abril

03/09/2015

Idealizados como locais de excelência para o pedestre, os calçadões do Centro de São Paulo, implantados em 1976, não previram faixas para o trânsito de veículos autorizados. Este fato, aliado à insuficiente e difícil manutenção, vem destruindo um dos ícones do Centro.

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Para reformar os calçadões, a Prefeitura elaborou um projeto-piloto que será implantado na Rua Sete de Abril, entre a Rua Marconi e a Praça República - o contrato entre a Prefeitura e a Almeida Sapata, empresa de engenharia que venceu a concorrência para execução da obra, foi assinado na sexta-feira (28/08). O projeto prevê a instalação de um novo calçamento com blocos de concreto removíveis de 20 x 40 cm e 16 cm de altura, assentados sobre areia. Todavia, à semelhança do que acontece nos calçadões atuais, os veículos também não terão uma faixa de confinamento para disciplinar sua caótica circulação atual.

A reforma do sistema de calçadões do Centro é imperativa. Para aprofundar o tema, a Viva o Centro realizou estudos que resultaram em publicações ("O calçadão em questão -  20 anos de experiência do calçadão paulistano" e "Calçadão 1998-2008: 10 anos de avaliação"). A cada eleição municipal, o tema da reforma dos calçadões é levado aos candidatos na já tradicional Carta aos Candidatos, elaborada pela Viva o Centro e que elenca tópicos que merecem a atenção do poder público tendo em vista a requalificação do Centro.

Na apresentação do projeto-piloto à Comissão Executiva da Operação Urbana Centro, da qual a Viva o Centro faz parte, a Associação defendeu que a Rua Sete de Abril não é o local mais adequado para a realização deste projeto-piloto, uma vez que não possui características típicas dos calçadões atuais (principalmente a pouca profundidade de muitas instalações subterrâneas de cabos e caixas de acesso e inspeção, o que impedirá avaliações das dificuldades que seriam encontradas quando o projeto for implantado nessas vias, demandando retirada do material existente atualmente - pedra portuguesa, base e instalações - até uma profundidade de no mínimo 20 cm).

A Viva o Centro também sugeriu que seja implementado um sistema de gestão dos calçadões antes mesmo de finalizar a implantação do projeto-piloto. Este sistema seria aplicado aos calçadões já existentes e determinaria regras relacionadas à circulação de veículos autorizados (tanto de dia como à noite), locais de estacionamento, e sinalização para indicar a motoristas e pedestres as delimitações de trânsito de cada um. Estas medidas serviriam para minimizar inevitáveis conflitos entre veículos e pedestres.

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5 Comentários

  1. Gravatar of Antonio Carlos
    Antonio Carlos Postado sexta-feira, 4 de setembro de 2015 às 11:58:34

    Eu acho que a prefeitura tinha que investir mais em saúde educação do que fazer calçadas ciclo vias eu já fui atropelado por uma bicicleta e sabe onde era a ciclo via na calçada ali no Butantã... Esses políticos devia crescer mais de cabeça ...!!!

  2. Gravatar of Walter Calil Jorge
    Walter Calil Jorge Postado terça-feira, 8 de setembro de 2015 às 21:12:01

    É lamentável a alienação da atual administração com a realidade da Cidade.
    Mais um projeto totalmente dissociado das necessidades e prioridades locais.
    Acrescente o erro técnico de que a & de abril serve de retorno local para o anel viário e em se tornando um calçadão será um gueto de trafico e coisas do gênero.

  3. Gravatar of Terezinha da Conceição Pereira
    Terezinha da Conceição Pereira Postado domingo, 6 de dezembro de 2015 às 09:47:47

    Depois desse projeto, quero que outro seja implantado nas ruas adjacentes à Praça da Sé. Atualmente as ruas estão sujas e esburacadas.

  4. Gravatar of Diego Silvério Fernandes
    Diego Silvério Fernandes Postado quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 às 11:48:01

    Bom dia, meu nome é Diego Silvério, tenho 29 anos e sou Arquiteto e Urbanista.
    Eu acredito muito na revitalização do centro e dou meu total apoio para trazer vida a cidade e aos espaços públicos. Minha única questão é porque a retirada da pedro portuguesa que é um fator histórico, faz parte da implantação do Centro de São Paulo, como a de outras cidades brasileiras.

    Porque não a revitalização da pavimentação com as pedras originais, um tipo de restauro?

    Obrigado, um abraço Haddad e colaboradores.

  5. Gravatar of Moises
    Moises Postado segunda-feira, 1 de agosto de 2016 às 21:22:10

    Ontem a tarde passei por lá e achei que foi uma cagada o que a prefeitura está fazendo e bastante desnecessário, fora que de praxe a entrega da obra está atrasada. Deveriam ter feito com piso liso pelo menos como na Paulista, aquele piso de blocos é horrível e todo desalinhado, imagina puxar um carrinho ou mala ali, será que ninguém pensou nisso? Fora o risco de tropeçar.

    Se colocarem bancos como está previsto, acho difícil que a mendigagem não acabe ocupando como de costume. Vamos ver no que dá, o povo já é tudo cagão quanto a caminhar no Centro, imagina com esse calçadão nos fins de semana, ontem só tinha eu e Deus kkkkk, mas a expectativa da prefeitura é de que vire atração turística uahuaha, vamos ver!

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