Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Viaduto do Chá fica em mau estado após trabalho de pintura

Viaduto do Chá fica em mau estado após trabalho de pintura

14/03/2016

Os guarda-corpos em toda a extensão do Viaduto do Chá passaram por um trabalho de pintura que não só os deixou com uma cor totalmente diferente, mas também atingiu a calçada.

O serviço realizado fez com que os guarda-corpos metálicos destoassem totalmente do restante da estrutura do Viaduto do Chá, um dos ícones do Centro de São Paulo e que,  juntamente com o Edifício Matarazzo, que abriga a Prefeitura Municipal de São Paulo, é um monumento tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Além disso, vale notar que esta é a mesma tinta utlizada para pintar as pedras de apoio e, portanto, não é adequada para materiais que não sejam de alvenaria. Daí ser possível notar que há locais em que a tinta não aderiu ao metal.

Apesar de o Viaduto do Chá original ter sido inaugurado em 1892, a deterioração dos materiais, principalmente da madeira, obrigou que fosse substituído em abril de 1938 por uma nova construção, de concreto armado com o dobro da largura. O Viaduto do Chá é um dos cartões postais de São Paulo e conecta a região do Triângulo Histórico - área mais antiga da cidade, compreendida entre a Praça da Sé e os Largos São Bento e São Francisco, e onde atua a Aliança pelo Centro Histórico - ao chamado Centro Novo. Todavia, vem sofrendo ao longo dos anos atos de vandalismo, nomeadamente pichações.

Confira a galeria de fotos na página da Viva o Centro no Facebook.

Deixe Seu Comentário:

2 Comentários

  1. Gravatar of SIMON
    SIMON Postado domingo, 27 de março de 2016 às 15:11:43

    É lamentavel o descaso da Prefeitura para com este cartão postal de S.Paulo, sou do Mato Grosso do Sul mas sempre que vou à Sampa vou ao Viaduto do Chá e fiquei chocado com a pintura que fizeram descaracterizando e manchando literalmente aquele patrimônio histórico.
    ACORDA PREFEITO CHEGA DE FAIXA VERMELHA

  2. Gravatar of Waldir Campos Aranha Filho
    Waldir Campos Aranha Filho Postado quinta-feira, 7 de abril de 2016 às 11:38:34

    Deixo aqui minha indignação, pela forma como são tratados os cartões postais de São Paulo. essa pintura deveria ser só na alvenaria, não na parte metálica, agora para limpar as partes metálicas, os cidadãos vão pagar por mais um serviço porco como este. Outro dia destes passando pela av cruzeiro dosul, no viaduto em cima da Ferrovia, havia uma equipe pintando com essa tinta horrorosa um muro da ferrovia onde havia uns grafites, não pixação, muito bonitos, muito mais agradáveis de ver do que esse tom de verde esquisito. acorda população, chega de prefeitos extraterrestes, sem vinculo ou compromisso com a história dessa importante cidade da qual tenho muito orgulho de ter nascido e sido criado.

Gostou? Então compartilhe.