Home > Notícias do Centro > Arquivo de Notícias > Virada Cultural deve atrair cerca de 330 mil visitantes no fim de semana

Virada Cultural deve atrair cerca de 330 mil visitantes no fim de semana

10/05/2010

10/05/10

página inicial   | página anterior índice de notícias

 

Virada Cultural deve atrair cerca de

330 mil visitantes no fim de semana

 

O Observatório do Turismo de São Paulo (núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo) estima que a Virada Cultural 2009, nos próximos dias 15 e 16/5, deverá atrair para a capital paulista cerca de 330 mil visitantes, a maioria proveniente do interior do Estado. Esse número representa um aumento de 10% em relação a 2009.

 

  Com 24 horas interruptas de atrações culturais, a já consagrada Virada Cultural se transformou em ícone paulistano, reunindo milhões de pessoas - paulistanos e turistas - atraídos pela diversidade e qualidade das atividades oferecidas. Realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio de sua Secretaria de Cultura e que conta com parceria da São Paulo Turismo (SPTuris), Secretaria de Cultura do Estado e Sesc-SP, o evento já entrou definitivamente para o calendário turístico da capital paulista

 

A Virada terá centenas de artistas e uma infinidade de atrações. O melhor da cultura brasileira representada por vários estilos de música, dança, teatro, performances acrobáticas e circenses, intervenções urbanas, exposições, instalações e muito mais. E, entre as atrações internacionais estão os cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacotte (Buena Vista Social Club), as bandas de Janis Joplin e Frank Zappa, além de Booker T. e Living Colour.

 

O evento, que está cada vez mais consagrado no Brasil e até mesmo em outros países - inclusive pautando o noticiário internacional - a Virada deve movimentar em São Paulo em cerca de R$ 115,5 milhões somente com o turismo este ano, número que coloca o evento como um dos mais relevantes da capital paulista para a atividade turística.

 

Turismetrô Especial da Virada Cultural

 

O programa de roteiros da SPTuris em parceria com o Metrô, o Turismetrô, terá um roteiro especial para a Virada Cultural, além dos seis outros trajetos regulares. Sucesso em edições anteriores, essa já é a terceira vez que o roteiro especial é promovido pela empresa.

 

O percurso, único que é noturno, passará por algumas atrações do evento e, como de costume, será acompanhado por um guia especializado que narra parte da história da cidade, além de uma intervenção artística, na Praça do Patriarca.

 

O roteiro terá saída somente no sábado (15/5), em três horários: às 18h, às 20h e às 22h. Como em todos os roteiros fixos, é necessário adquirir os bilhetes no balcão do Turismetrô, que fica da Estação Sé, de onde partem os passeios. Para este roteiro, é necessário apenas um bilhete, ou seja, o custo é de R$ 2,65. Os demais roteiros acontecem normalmente no domingo, às 9h (Sé, Paulista e Memorial da América Latina) e às 14h (Sé, Luz e Memorial do Imigrante).

 

Infraestrutura do evento

 

Neste ano, a distância entre os palcos será maior, o que dará mais mobilidade e fluidez aos participantes. Entre eles, dezenas de trupes performáticas serão responsáveis pela interação com o público e circularão pelas ruas, farão intervenções em edifícios em trapézios, escadas, viadutos e becos, com apresentações inusitadas e surpreendentes.

 

O número de banheiros químicos será de cerca de mil no total e eles ficarão em grandes espaços abertos - como, por exemplo, próximo aos dez grandes palcos - para serem facilmente localizados pelo público e terem sua limpeza facilitada.

 

A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Haverá uma base de coordenação, com mapeamento de toda a área da Virada. De lá, profissionais especializados comandarão 200 brigadistas, o deslocamento das 57 ambulâncias e 20 UTIs móveis, e ainda 700 seguranças particulares, prontos para agir a qualquer momento. E também centenas de homens da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana garantirão a ordem durante a Virada. Postos de Policiamento e três postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público. Serão ainda utilizados 2.400 metros de grades para isolamento e 500 barricadas.

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.