Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Viva o Centro faz propostas para reforma da Praça Roosevelt
Uma ampla avaliação do projeto elaborado pela Emurb para a reforma da Praça Roosevelt, inclusive com sugestões, foi feita pela Associação Viva o Centro. Na primeira parte, o trabalho reproduz o diagnóstico e os partidos urbanísticos e arquitetônicos adotados na elaboração do projeto. Na segunda, apresenta comentários, sugestões e ilustrações. A entidade colocou-se, ainda, à disposição da Emurb para apresentações e debates com a comunidade interessada.
Desde que foi fundada, há 18 anos, a
Viva o Centro, bem como a Ação Local Roosevelt (um dos núcleos de Ações Locais
da entidade), acompanha com interesse tudo o que se refere à Praça Roosevelt.
Assim, quando a Emurb anunciou, ainda em meados de
A apresentação pedida foi atendida
pelo diretor de Desenvolvimento e Intervenções Urbanas da Emurb, Rubens
Chammas, e vários técnicos da empresa, na segunda semana de fevereiro deste ano.
O projeto
Resumidamente, o projeto apresentado consiste na demolição do conjunto de lajes acima dos níveis do estacionamento, ajardinamento do local por meio de floreiras, reforma do estacionamento, fechamento do respiro da ligação Leste-Oeste do lado da Rua Augusta, construção de playground e um telecentro e transferência das bases da Guarda Civil Metropolitana e da PM para o nível subterrâneo do estacionamento. Propostas da Viva o
Centro
A íntegra do relatório
da Viva o Centro, inclusive com ilustrações, pode ser vista clicando-se aqui.
Em
linhas gerais, a Associação propõe:
? manutenção no nível principal da praça apenas do pentágono ? livre de paredes, com iluminação cênica e piso adequado ? como espaço multiuso para moradores e estudantes e para eventos artísticos; ? muita qualidade ao estacionamento, inclusive com novos acessos, para se poder tirar o máximo proveito para o Centro da potencialidade de suas mais de 600 vagas; ? reformulação da circulação viária no entorno da praça para facilitar sua integração com o entorno; ? simultaneidade das obras com algumas intervenções propostas para o entorno mais próximo à praça para potencializar o benefício da reforma; ? celeridade às obras e cuidados especiais para reduzir o transtorno que elas causarão à região; ? gestão específica e eficiente da praça, vinculando a exploração do estacionamento ao custeio dessa gestão.
|