Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
Viva o Centro presente no Anuário 2008 de Gestão Ambiental
A edição 2008 do anuário Análise Gestão Ambiental, que começa a ser distribuída gratuitamente a formadores de opinião e tomadores de decisão neste mês de junho, menciona a Associação Viva o Centro, como já fizera a edição 2007, no capítulo que radiografa as ONGs ambientais mais atuantes no Brasil. No ano passado foram 315, agora são 418 ONGs nessa publicação que vem se tornando uma referência para o debate ambiental no país.
O utilíssimo inventário mapeia o conjunto de práticas adotadas pelo setor produtivo para consumir menos recursos naturais como insumo e produzir menos resíduos, com vistas à sustentabilidade. Por quatro meses, uma equipe de 20 pessoas se envolveu na produção do anuário, dando mais de 19 mil telefonemas e trocando cerca de 40 e-mails com empresas, bancos, ONGs e setores do Ministério Público. O resultado surpreende: o anuário contém 1.442 fichas individualizadas e 70 mil dados.
O anuário registra ainda as preocupações ambientais adotadas pelo sistema bancário, com base em questionário respondido por 15 dos maiores bancos do país, entre eles três dos patrocinadores da Viva o Centro: Itaú, Nossa Caixa e ABN Amro Real. E documenta o que pensam 181 promotores e procuradores especializados em meio ambiente. Do setor industrial, outros dois parceiros da Associação presentes na publicação são a Klabin e o Grupo Votorantim.
Entre os programas que a Viva o Centro desenvolve no momento, a publicação menciona o Programa Ações Locais, a Aliança pelo Centro Histórico e o Programa Contínuo de Comunicação Social. O destaque fica com o primeiro: ?Desde 1995, o Programa Ações Locais promove a recuperação ambiental, social e do patrimônio histórico da região central de São Paulo?, atesta o anuário. Hoje são 45 núcleos de Ação Local atuantes no Centro de São Paulo, com mais de 4 mil participantes, a maioria dando apoio à reciclagem de materiais na região, estimulando a adoção de praças públicas pela iniciativa privada e difundindo boas práticas ambientalistas entre empresários, moradores, trabalhadores e usuários do Centro.
|