Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +
"Aula São Paulo", agora é Lisboa e Recife
Na série ?Aula São Paulo?, o encontro desta terça-feira (11/7), às 10h, no auditório do 7º andar da Prefeitura de São Paulo, terá como tema ?Mutação & Requalificação Urbana: a Parque Expo de Lisboa & o Porto Digital de Recife?, com representantes das duas experiências, respectivamente Carlos Barbosa e Valério Veloso.
Duas cidades portuárias: uma na Europa, a capital portuguesa, Lisboa; a outra na América do Sul, a brasileira Recife, capital de Pernambuco. Em comum, exemplaridades de como promover melhorias urbanas em bairros centrais que estavam deteriorados, dando-lhes o impulso qualitativo de que precisavam para sintonizar-se com a contemporaneidade. O Porto Digital de Recife foi assunto da reportagem ?História e Tecnologia no Centro de Recife?, na edição nº 36 da revista urbs, publicada pela Associação Viva o Centro (clique aqui para ler).
Lisboa
O diretor de Projetos de Requalificação Urbana do Parque Expo de Lisboa, Carlos Barbosa revelará como a empresa administra políticas estratégicas territoriais, provocando a mutação do território via a articulação entre setores público e privado, entre investimento estrangeiro e nacional. Os novos modelos de ocupação do solo potencializam a competitividade do território.
A Parque Expo 98 S.A. foi criada em 1993 para realizar a Exposição Mundial de Lisboa, recuperando uma área de 330 hectares de território degradado na zona oriental da cidade, uma distante ponta do Tejo, com o nome de Oriente. No local da Exposição, foi concebido o Parque das Nações, que é a mais moderna centralidade da capital portuguesa e uma das áreas de melhor qualidade de vida em Portugual.
Em vez de se transformar em ?elefante branco?, ou em peso sem função, como aconteceu com outros locais de exposições internacionais no passado, o conjunto construído para abrigar a Expo-98, em Lisboa, oferece habitação, bons restaurantes, lojas, espaços de lazer e entretenimento, num ritmo contagiante e já antenado com este início de terceiro milênio.
Recife
Diretor-Presidente do Porto Digital de Recife, Valério Veloso retratará a experiência de um dos principais pólos tecnológicos do país. Com 102 empresas de tecnologia, institutos de pesquisa, serviços especializados e órgãos de fomento, o Porto Digital de Recife faturou R$ 300 milhões em 2005 e emprega 2,8 mil pessoas.
Criado em 2001, o pólo tecnológico é resultado da interação do governo de Pernambuco com a Universidade Federal de Pernambuco e empresas privadas. Operando nas áreas de mobilidade, finanças, saúde, telecomunicações, games, sistemas CRM, consultoria e software, o Porto Digital está instalado nos casarões do Recife Antigo.
Serviço Aula São Paulo Auditório do 7º andar da Prefeitura de São Paulo Viaduto do Chá, 15 11/7, às 10h Entrada franca Metrô Anhangabaú www.aulasp.prefeitura.sp.gov.br/
|