Home > Notícias do Centro > Notícias > São Paulo realiza a 8ª Conferência da Cidade em abril.

São Paulo realiza a 8ª Conferência da Cidade em abril

17/01/2025

Cabeçalho -bg

 

 

Por uma cidade mais inclusiva e sustentável, São Paulo realiza a 8ª Conferência da Cidade em abril

Poder público e sociedade civil irão debater e consolidar propostas para grandes desafios do capital; a participação popular acontece em duas etapas: Encontros Regionais e o pleno da Conferência

Em 2025, São Paulo será palco de uma ampla mobilização para construir uma cidade mais inclusiva, sustentável e justa. Nos dias 26 e 27 de abril, o Memorial da América Latina receberá a 8ª Conferência Municipal da Cidade, promovida pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a sociedade civil. O objetivo será discutir e propor soluções para áreas estratégicas como mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, habitação e gestão democrática, além de eleger delegados para a etapa estadual da conferência. A participação popular é organizada em duas etapas: os Encontros Regionais, que aconteceram entre os meses de fevereiro e abril, e o pleno da conferência, nos dias 26 e 27 de abril.

Convocada pelo Ministério das Cidades como parte da 6ª Conferência Nacional das Cidades, a etapa municipal de São Paulo integra um movimento nacional em prol do desenvolvimento urbano sustentável. Publicada em fevereiro de 2024, uma  portaria federal prevê conferências municipais e estaduais em todo o Brasil - além da própria etapa nacional - para a discussão de assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano e o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para o enfrentamento de problemas existentes nas cidades.   

A organização de conferências no âmbito nacional, regional e local é prevista pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) com o fim de fomentar a gestão democrática das cidades. A realização de conferências municipais garante que os programas dos governos federal e estadual levem em consideração as condições específicas de todos os municípios, com suas potencialidades e limitações. 

Neste sentido, a 8ª Conferência da Cidade de São Paulo reunirá representantes do poder público, entidades da sociedade civil e população para debater propostas que busquem qualificar o município com mais oportunidades, serviços e recursos para a população.

Provisão habitacional para famílias de baixa renda, promoção da mobilidade urbana sustentável eficiente, enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, preservação das áreas verdes, melhorias de saneamento básico e participação social e gestão democrática são alguns dos temas que vão nortear como desenvolvidos. 

Cumprindo a determinação nacional, a Conferência da Cidade de São Paulo terá, pelo menos, 12 horas de debates, excluindo o tempo para a abertura de abertura. O regimento do evento, como os eixos de debate e sua metodologia, foi definido pela Comissão Organizadora responsável ( clique aqui para acessar).As propostas apresentadas no encontro serão consolidadas em um relatório técnico que deverá ser elaborado, em até 10 dias após a realização da Conferência Municipal, à comissão organizadora da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas. Neste evento serão realizados novos debates, desta vez, sobre as propostas das cidades do estado que, assim como São Paulo, realizaram conferências municipais, e elegeram novos delegados para a etapa nacional. O encontro estadual será realizado nos dias 27 e 28 de junho deste ano, também no Memorial da América Latina.  

Por fim, Brasília abrigará, em data a ser definida, a 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento reunirá estados e municípios para discutir os grandes desafios urbanos do país e definir diretrizes para o desenvolvimento das cidades. 

  


Encontros Regionais 

Antes da Conferência Municipal, a Prefeitura e a sociedade civil organizaram encontros regionais para ampliar o debate. Serão realizados 15 encontros aos sábados, no período da manhã e tarde, começando no dia 08 de fevereiro. O último evento, da região central, ocorre em 05 de abril, na Galeria Olido.

Nessas reuniões o cidadão entenderá melhor a conferência e poderá contribuir com os eixos temáticos:

Habitação: discutir e propor soluções sobre Urbanização de Assentamentos; Articulação entre Zona Urbana e Zona Rural; Atendimento à População em Situação de Rua, Localização de Risco; Regularização Fundiária; Melhoria e Requalificação Habitacional; Gestão de Risco; Requalificação de Áreas Públicas; Melhoria da Qualidade de Vida no Centro e Novas Tecnologias de Construção.

Mobilidade: discutir e propor soluções sobre Transporte Público; Rotas Acessíveis; Desenvolvimento Local e Cidades Policêntricas; Mobilidade Sustentável e Prioridade do Pedestre.

Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: discutir e propor soluções sobre Áreas Verdes; Esgotamento Sanitário; Resíduos Sólidos; Drenagem e Manejo de Água de Chuva; Recursos Hídricos e Abastecimento e Segurança Hídrica.

Gestão Democrática: discutir e propor soluções sobre Financiamento e Orçamento Público; Participação Social e Gestão Democrática; Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Economia Criativa e Empreendedorismo; Cultura, Esporte e Lazer; Turismo Sustentável e Cooperação Interfederativa e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Outros temas poderão ser incluídos durante os debates. O essencial é garantir que cada grupo de discussão seja informado e devidamente representado. Todas as propostas apresentadas nos encontros regionais serão sistematizadas e levadas à 8ª Conferência Municipal. 


Confira os dados dos encontros:

As reuniões foram divididas considerando as macrorregiões da cidade:

 

08/02 - Zona Leste 

Manhã: Leste 1 (distritos de Cidade Tiradentes, Sapopemba, Iguatemi, São Mateus e São Rafael)

Tarde: Leste 2 (distritos de Jardim Helena, São Miguel, Vila Jacuí, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa, Itaim Paulista e Vila Curuçá)
 

15/02 - Zona Norte

Manhã: Norte 1 (distritos de Jaçanã, Tremembé, Mandaqui, Santana, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros)

Tarde: Norte 2 (distritos de Cachoeirinha, Casa Verde, Limão, Brasilândia e Freguesia do Ó)
 

22/02 - Zona Sul

Manhã: Sul 2 (distritos de Cidade Dutra e Socorro)

Tarde: Sul 3 (distritos de Parelheiros, Grajaú e Marsilac)


08/03 - Zona Oeste e Zona Sul

Manhã: Oeste 2 (distritos de Campo Limpo, Raposo Tavares, Vila Sônia e Rio Pequeno)

Tarde: Sul 1 (distritos de Jardim Ângela, Jardim São Luís, Campo Belo, Campo Grande, Santo Amaro, Capão Redondo, M' Boi Mirim, Cidade Ademar e Pedreira)


15/03 - Zona Norte e Zona Oeste

Manhã: Norte 3 (distritos de Anhanguera, Perus, Jaraguá, Pirituba e São Domingos)

Tarde: Oeste 1 (distritos do Butantã, Jaguará, Jaguaré, Lapa, Vila Leopoldina, Alto de Pinheiros, Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Andrade e Morumbi)


22/03 - Zona Leste e Zona Sul

Manhã: Leste 5 (distritos de Aricanduva, Carrão, Vila Formosa, São Lucas e Vila Prudente)

Tarde: Sudeste (distritos de Cursino, Ipiranga, Sacomã, Moema, Saúde e Vila Mariana)


29/03 - Zona Leste

Manhã: Leste 3 (distritos de Guaianases, Lajeado, Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo)

Tarde: Leste 4 (distritos de Água Rasa, Belém, Brás, Pari, Mooca, Tatuapé, Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde)


04/05 - Centro

Manhã: Centro (distritos de Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé, Barra Funda, Perdizes e Jardim Paulista)

 

Informações sobre horários e locais dos encontros regionais estão disponíveis no site oficial da Conferência ( Clique aqui para acessar)

 


Comissão Organizadora 

A realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo é de responsabilidade de uma Comissão Organizadora presidida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).  

O grupo é composto por 25 membros e respectivos suplentes, sendo 11 do setor público (9 do Poder Executivo e 2 do Poder Legislativo) e 14 da sociedade civil, definidos pelo Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), que convocaram a 8ª Conferência Municipal da Cidade. Acesse a  Portaria 76  e  Portaria 122.

Entre outras atribuições, a Comissão Organizadora é responsável por definir o modelo da Conferência Municipal, os participantes e a programação, além de elaborar os critérios de participação e eleição de delegados e delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

 


Eleição de delegados para a 7ª Conferência Estadual das Cidades  

Para representar a cidade de São Paulo na conferência estadual, a 8ª Conferência Municipal da Cidade elegerá 270 delegados e delegadas municipais (titulares e suplentes). O montante, proporcional ao número de habitantes do município, foi definido pela  Portaria do Estado.  

Serão eleitos representantes para seis segmentos: 114 delegados do Poder Público (Legislativo e Executivo), 72 de Movimentos Populares, 27 de Trabalhadores (representados por suas entidades sindicais), 27 de empresários, 19 de Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e 11 de Organizações Não Governamentais.  

Os membros da sociedade civil serão definidos mediante votos dos pares que foram credenciados na conferência.   

Já os representantes do Poder Público serão indicados pela Prefeitura de São Paulo e Câmara Municipal.  

A lista de delegados e delegadas da cidade deverá ser encaminhada em até 10 dias após a realização da Conferência Municipal para a comissão organizadora da etapa estadual.  

 


Datas das Conferências  

Encontros Regionais da Cidade de São Paulo: fevereiro, março e abril de 2025 

8ª Conferência Municipal da Cidade de São Paulo: 26 e 27 de abril de 2025 

7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas: 27 e 28 de junho de 2025 

6ª Conferência Nacional das Cidades: 2025 (dados a serem definidos) 

 Site oficial da 8ª Conferência Municipal da Cidade 

Acesse aqui para visualizar arquivos e todas as informações relacionadas ao evento! 

 

 

Deixe Seu Comentário:

Gostou? Então compartilhe.