Uma entidade promotora de desenvolvimento urbano, social e funcional no Centro de São Paulo.
Saiba Mais +Visam fortalecer a comunidade do Centro de São Paulo e melhorar a qualidade do espaço público da área.
Saiba Mais +Mais de 4 mil títulos e mais de 18 mil imagens.
Saiba Mais +Associe-se, seja um voluntário, participe de nossos programas, projetos e campanhas. Usufrua da Rede de Benefícios Viva o Centro.
Saiba Mais +O Centro ao seu alcance. Venha viver o Centro!
Saiba Mais +O que vai pela Viva o Centro, nas Ações Locais e no cotidiano da região. Envie a sua informação.
Saiba Mais +A coluna de Raquel Rolnik da edição desta segunda-feira (15) do jornal "Folha de S. Paulo" abordou a questão da mobilidade nos centros das metrópoles. A colunista utilizou uma citação de um estudo sobre o calçadão elaborado pela Viva o Centro em 2005 para tratar sobre o tema.
Leia aqui a coluna na íntegra.
Esclarecimentos:
A colunista utilizou uma única frase do estudo em questão para
sustentar o seu argumento. Além disso, relacionou-a com uma suposta
"decadência" do Centro - não mencionada no estudo -, dando a ideia
de que a popularização da região central é negativa, algo que
contraria totalmente a visão da Viva o Centro. Algumas
considerações:
- O estudo citado pela colunista visa encontrar novas formas de adaptar o calçadão a padrões mais atuais e práticos para a população. Vale lembrar que o calçadão é danificado constantemente devido à circulação de veículos pesados e que os serviços de manutenção não vêm dando conta da demanda.
- O estudo também mostra, dando exemplos de outras cidades, como a modificação do calçadão faria com que o espaço fosse melhor aproveitado, beneficiando assim quem mora e trabalha na região.
- A Viva o Centro sempre incentivou a ocupação do Centro de São Paulo e vê com bons olhos a chegada de novos empreendimentos imobiliários à região. Afinal, a diversidade é uma das características que tornam o Centro único.
- O Centro possui uma excelente estrutura de transportes públicos, o que praticamente elimina a necessidade da utilização de carros na região - exceptuando alguns casos. A chegada de ciclovias e de paraciclos vem trazer ainda mais mobilidade e de uma maneira que não agride o meio ambiente.
Clique aqui e leia a Proposta de revisão dos Calçadões do Centro.