Home > Eventos e Palestras > O cinema de Jerzy Skolimowski

O cinema de Jerzy Skolimowski

Cinema

12/06/2017

Horários:

Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro)

De 24 de maio a 12 de junho, o CCBB recebe mostra retrospectiva que exibe grande parte da obra de Jerzy Skolimowski, uma das vozes mais originais da Nouvelle Vague Polonesa. O cineasta foi acolhido desde cedo pela crítica, o que lhe deu a oportunidade de realizar uma obra transnacional entre Polônia, Bélgica, Inglaterra e EUA. Seu tema mestre é o estranhamento e o deslocamento do sujeito diante de um mundo no qual não se reconhece, seja ele do bloco comunista ou da sociedade capitalista de consumo.


Programação

24 de maio

-17h30: Diálogo 20-40-60

-19h30: O navio farol

25 de maio

-17h30: 11 minutes

-19h30: O sucesso é a melhor vingança

26 de maio

-17h30: Correntes da primavera

-19h30: O grito

27 de maio

-17h30: O sucesso é a melhor vingança

-19h30: A classe operária

28 de maio

-16h30: O navio farol

-28h30: A partida

29 de maio

-17h30: Diálogo 20-40-60

-19h30: O grito

31 de maio

-17h30: Quatro noites com Anna

-19h30: Essential killing

1 de junho

-17h30: Diálogo 20-40-60

-19h30: A partida

2 de junho

-17h30: O sucesso é a melhor vingança

-19h30: Ato final

3 de junho

-17h30: O olho ameaçador / O pequeno Hamlet / Erótica / Seu dinheiro, sua vida / Marcas de identificação: nenhuma

-19h30: Walkower

4 de junho

-16h30: A barreira

-18h30: Mãos ao alto!

5 de junho

-17h30: Correntes da primavera

-19h30: Quatro noites com Anna

7 de junho

-17h30: O navio farol

-19h30: Mãos ao alto!

8 de junho

-18h: A partida

-19h40: Mesa redonda com os críticos Ela Bittencourt e Paulo Santos Lima e mediação de Theo Duarte

9 de junho

-17h30: Correntes da primavera

-19h30: Essential killing

10 de junho

-17h30: A barreira

-19h30: Ato final

11 de junho

-16h30: O olho ameaçador / O pequeno Hamlet / Erótica / Seu dinheiro, sua vida / Marcas de identificação: nenhuma

-18h30: Walkower

12 de junho

-19h30: 11 minutes


Sinopses

11 minutes: em uma inesperada cadeia de eventos, as vidas, os amores e os destinos de vários moradores de Varsóvia podem ser selados em meros 11 minutos.

A barreira: o estudante de medicina Andrezj Leszczyc (Jan Nowicki) rebela-se contra as barreiras que tornam a sua vida apática e convencional, deixando tudo para trás.

A classe operária: quatro trabalhadores poloneses desembarcam em Londres por um mês para reformar a casa de um rico compatriota. O mestre de obras (Jeremy Irons) é o único que sabe inglês e fica sabendo através do noticiário que ocorreu um golpe de estado na Polônia, decidindo esconder a verdade dos outros companheiros.

A partida: um jovem cabeleireiro (Jean-Pierre Léaud), à deriva como os alter-egos anteriores do cineasta, sonha em participar de um rally, mas tem apenas dois dias para encontrar um carro. Envolve-se assim em práticas legais e ilegais para consegui-lo.

Ato final: um adolescente consegue um emprego em um decrépito local de banhos públicos em Londres, onde se torna obcecado por uma colega de trabalho. Apesar dela ser comprometida, o rapaz faz o possível para sabotar o relacionamento, a ponto do desespero.

Correntes da primavera: em 1840 um jovem aristocrata russo (Timothy Hutton) apaixona-se por uma humilde italiana (Valeria Golino), decidindo casar-se. Ao vender as propriedades de sua família conhece uma sedutora e perversa princesa (Nastassja Kinski).

Diálogo 20-40-60: usando um mesmo diálogo - uma dramática conversa entre um homem e uma mulher -, três diretores imaginam diferentes histórias entre casais de 20, 40 e 60 anos. Na primeira, dirigida por Skolimowski, o personagem de Jean-Pierre Léaud é um líder de uma famosa banda de rock que surpreende um casal em núpcias em seu apartamento.

Erótica: atração e repulsa em um breve pesadelo erótico.

Essential killing: capturado pelos militares dos EUA no Afeganistão depois da morte de três soldados americanos, Mohammed (Vincent Gallo) é transportado para um local militar secreto na Europa. Quando o comboio em que é conduzido se acidenta, Mohammed se vê subitamente livre e fugindo por trás das linhas inimigas, em uma região hostil e coberta de neve.

Mãos ao alto!: cinco amigos comemoram a formatura em medicina de um deles. Enquanto quatro estão inseridos profissionalmente, o quinto vê sua carreira ser colocada em risco após ter criado um pôster ridicularizando Stálin.

Marcas de identificação: nenhuma: após ser recrutado para o serviço militar, o estudante Andrezj Leszczyc (Jerzy Skolimowski) aproveita seus últimos momentos de liberdade e juventude.

O grito: Crossley (Alan Bates) é um doente mental que viveu numa tribo de aborígenes onde aprendeu um grito secreto que provoca a morte daqueles que o ouvem. A história desenvolve-se em flashback no asilo onde se encontra e relata sua relação com um compositor (John Hurt) e sua esposa (Susannah York).

O navio farol: nos anos 1950, o capitão de um navio farol (Klaus Maria Brandauer) de passado conflituoso com seu filho abriga a bordo gângsters em fuga.

O olho ameaçador: a relação de um lançador de facas anônimo e sua parceira.

O pequeno Hamlet: em um edifício destruído, um grupo proletário faz uma brevíssima paródia da peça de Shakespeare.

O sucesso é a melhor vingança: um célebre diretor teatral exilado (Michael York) em Londres deve lidar com o desejo do seu filho (Michael Lyndon, filho do cineasta) de voltar à Polônia enquanto prepara uma nova peça que trata da situação atual de sua terra natal.

Quatro noites com Anna: Léon é um homem de meia-idade que mora numa pequena cidade da Polônia e trabalha em um hospital. No passado, ele foi testemunha de um estupro brutal. Decide então espiar e participar secretamente da vida da jovem vítima.

Seu dinheiro, sua vida: durante a guerra, dois homens se encontram em um parque de diversões e falam de dinheiro sob a ameaça dos alemães.

Walkower: na véspera de completar 30 anos, Andrezj Leszczyc, enquanto busca tomar sérias decisões  pessoais e profissionais, é convencido a participar de um torneio de boxe amador.


Serviço

Ingressos: R$ 10 inteira / R$ 5 meia-entrada

Metrô: Estação Sé

Mais informações: site ou (11) 3113-3651

Gostou? Então compartilhe.