InterAção

Interação
EDIÇÃO: 71

Governo federal apóia Broadway Paulistana 

Os integrantes da AÇÃO LOCAL Paissandu e de núcleos das imediações aguardam com ansiedade a implementação do projeto Broadway Paulistana. A possibilidade de concretização do plano aumentou com a vinda a São Paulo do ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, em 22 de março, que percorreu as ruas e praças da região, antes conhecida como Cinelândia, com o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, o coordenador nacional do projeto Monumenta, Pedro Taddei Neto, o coordenador do Broadway Paulistana, engenheiro Cláudio de Sena Martins, e integrantes de AÇÕES LOCAIS. O objetivo foi mostrar ao ministro o potencial cultural e de lazer da área. 

O projeto, que tem o apoio da Associação Viva o Centro, prevê a recuperação dos cinemas ali situados, hoje desativados ou em péssimo estado de conservação, e sua posterior transformação em casas de espetáculos. Também está prevista a construção de um estacionamento sob o Largo do Paissandu, com capacidade para 800 veículos. Dali, poderiam ser acessados o Teatro Municipal, as Grandes Galerias e outros equipamentos culturais por meio de passagens subterrâneas. Segundo a secretaria, a idéia é transformar a antiga Cinelândia em um shopping a céu aberto. "Temos a aprovação de 90% dos donos dos cinemas, usuários e comerciantes da região", diz Cláudio Martins. 

Em resposta, o ministro comprometeu-se a alavancar recursos junto à Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para que os proprietários das salas possam reformá-las. O secretário Marcos Mendonça, por sua vez, está negociando a adoção dos cinemas por empresas multinacionais de show business. Resta apenas que a Prefeitura apóie concretamente o projeto, unindo-se ao Governo do Estado na tarefa de recuperar o mobiliário urbano e os espaços públicos locais. 

EM DESTAQUE 

O destino de um instrumento importantíssimo para as crianças e adolescentes do Centro começa a ser redefinido no dia 8 de abril. É quando acontece um debate entre os candidatos ao Conselho Tutelar da Sé, às 18h, na ACM (Rua Nestor Pestana, 147). O evento contará com um representante do Ministério Público, que falará sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), integrantes da Fundação Projeto Travessia e da Viva o Centro. A eleição para o Conselho Tutelar acontece em 14 de abril. É fundamental que as AÇÕES LOCAIS participem do processo de renovação do conselho, uma das instâncias que fiscalizam o cumprimento do ECA no Centro. Mais informações no Travessia: 3105-1059, com Lúcia Pinheiro.

 

Opinião
Entidades confiáveis 

Legitimidade, eficiência, sustentabilidade e credibilidade. Esses quatro fatores são indispensáveis para que o projeto de uma ONG dê certo. Quem chegou à fórmula é ninguém menos do que um dos maiores especialistas do mundo em Terceiro Setor, o pesquisador Lester Salamon, da Johns Hopkins University, dos EUA, e que tem sido uma das referências para o trabalho desenvolvido pelo Senac no Brasil. No caso do Centro de São Paulo, foi a partir dessa fórmula que se tornaram possíveis as melhorias fomentadas pelas atuações da Associação Viva o Centro, nos últimos dez anos, e do Programa AÇÃO LOCAL, nos últimos seis. 

Especificamente no caso das AÇÕES LOCAIS, o item que se refere à legitimidade pode ser comprovado pela crescente adesão ao Conselho da Comunidade. Algumas delas, por exemplo, estão realizando censos em suas microrregiões para divulgar o programa, conhecer melhor os moradores, comerciantes, trabalhadores e usuários do local e ampliar ainda mais o quadro de conselheiros. 

Nos itens referentes à eficiência e à sustentabilidade, as AÇÕES LOCAIS têm se destacado por otimizar os recursos provenientes da mensalidade de associados, colaboradores e conselheiros da comunidade, a ponto de algumas já estarem se profissionalizando e poder remunerar pequenos quadros de funcionários. 

A credibilidade, evidentemente, depende da lisura com que se gerencia um projeto, do benefício produzido pelas ações dele decorrentes e de seus propósitos. Graças à credibilidade alcançada, várias AÇÕES LOCAIS conseguiram não só agregar a parceria de empresas poderosas, o que viabilizou intervenções urbanas há muito requeridas pela cidade, como, mais recentemente, também conseguiram doações de entidades do exterior para projetos de caráter social. 

Segundo Salamon e outros especialistas, ética e transparência na atuação são essenciais à sustentabilidade de qualquer organização da sociedade civil. Entidades confiáveis são abertas à visitação pública, possuem conselho e diretoria eleitos democraticamente, realizam auditoria independente, produzem e divulgam relatórios periódicos de suas atividades e balanços financeiros, além de ser cadastradas no órgão competente.



Agências de empregos e AÇÕES LOCAIS buscam alternativa para anúncios de rua 

Representantes de agências de empregos localizadas nas ruas 24 de Maio e Barão de Itapetininga e das AÇÕES LOCAIS dos respectivos logradouros estão estudando, desde 22 de março, ações conjuntas para solucionar os problemas acarretados pela falta de espaço para anúncios de vagas de emprego à população. "Nossa idéia é conseguir apoio da entidade que congrega as agências de empregos para instalarmos painéis eletrônicos, dentro dos edifícios onde se encontram essas agências, em que sejam exibidas vagas em oferta", explica Carlos Roberto Bomfim, presidente da AÇÃO LOCAL 24 de Maio. Segundo os integrantes das duas entidades, a Prefeitura tem removido das ruas os chamados "tótens" -caixas de papelão onde são afixados cartazes com as vagas. Portanto, uma alternativa ao atual sistema de divulgação deve ser brevemente implementada. O projeto mais aceito é o da criação de espaços, como minishoppings, que abrigariam representantes de todas as agências, inclusive os plaqueiros que hoje trabalham a céu aberto. 

Sedentarismo na mira do Agita São Paulo 

Foi realizada na manhã de 5 de abril, no Vale do Anhangabaú, uma das etapas do Programa Agita São Paulo, integrante do Agita Brasil e organizado por 170 instituições governamentais e não-governamentais. O objetivo do evento, que contará com o apoio de integrantes de AÇÕES LOCAIS, é alertar a população quanto aos problemas causados pelo sedentarismo. No Anhangabaú, foram desenvolvidas atividades como aquecimento, alongamento, Tai Chi Chuan, ginástica aeróbica e dança de rua, entre outras. 

AÇÃO LOCAL Roosevelt pede nova utilização para o Pentágono 

A AÇÃO LOCAL Roosevelt colocou em circulação em março um abaixo-assinado pedindo o gradeamento do Pentágono (foto), situado na parte superior da Praça Roosevelt, para evitar que marginais continuem se refugiando no local. Por meio de um termo de cooperação com a Prefeitura, a AÇÃO LOCAL pretende instalar no Pentágono um centro de exposições, lazer e cultura, com reativação do centro poliesportivo e oferecimento de atividades voltadas à terceira idade. 

AÇÃO LOCAL organiza Feira da Saúde 

A AÇÃO LOCAL Pátio do Colégio/Boa Vista organizou, em 4 de abril, durante todo o dia, uma feira de saúde no Pátio do Colégio. Ali, diversos estandes ofereceram à coletividade exames gratuitos de colesterol, glicemia, pressão arterial, câncer de pele, dengue e oftalmologia, entre outros. A feira também fez uma campanha de doação de sangue. 

AL Avanhandava realiza censo para captar conselheiros 

A diretoria da AÇÃO LOCAL Avanhandava tomou posse oficialmente no dia 1º de abril, mas já em março seus integrantes estavam em plena atividade na microrregião. Os futuros diretores estão realizando um censo para conhecer melhor os moradores da área, se apresentando a eles e divulgando os objetivos do Programa AÇÃO LOCAL e da Associação Viva o Centro. Com isso, a AÇÃO LOCAL vem ampliando de forma significativa seu quadro de Conselheiros da Comunidade. Ali também foi realizado um intenso trabalho de prevenção à dengue. 

Consumo responsável é tema de curso na Viva o Centro 

O consumo responsável foi um dos principais conceitos explanados durante o curso "A Coleta Seletiva e a Questão Sócio-Ambiental da Região Central de São Paulo", ministrado às quintas-feiras na Viva o Centro e coordenado pelo Centro de Educação Ambiental Jardim da Luz (CEA-Luz). Segundo a bióloga Maluh Barciotte, presidente da empresa Econ -Responsabilidade Social, Consumo Responsável e Minimização de Resíduos e palestrante do curso no dia 21 de março, o cidadão tem total responsabilidade sobre o que consome, desde a captação da matéria-prima para o produto até sua destinação final. "Por isso, os consumidores devem estar atentos sobre a origem daquela mercadoria e seu descarte mais adequado", diz Maluh Barciotte. Para ela, o consumo responsável baseia-se em cinco "R's": reflexão, responsabilidade ao comprar, redução do consumo inadequado, reutilização e reciclagem. "O tema está intimamente ligado às escolhas do cidadão. E, hoje, ele está optando por consumir mercadorias de empresas socialmente responsáveis", explica a bióloga. A Econ, que disponibiliza material didático sobre ética, cidadania e educação sócio-ambiental a escolas, pode ser contatada pelo tel. 5505-4030. 

Centro contra a dengue 

Um grande evento, a Caminhada de Alerta Contra a Dengue, será realizado em 12 de abril, com passeata saindo às 14h da Rua Galvão Bueno (Metrô Liberdade) em direção à Praça da Sé, devendo reunir integrantes de AÇÕES LOCAIS, moradores, trabalhadores e usuários do Centro. O evento, apoiado pela Viva o Centro e organizado por um grupo suprapartidário da Câmara, Distrital Centro da Associação Comercial e outras entidades, visa a esclarecer dúvidas sobre a doença, com a entrega de folhetos à população. Informações pelo tel. 3242-3415, com Teresinha Santana. 

Pontos de comércio informal em redefinição 

Até 9 de abril, a Administração Regional da Sé (AR-Sé) convoca novamente os mais de 2.500 camelôs recadastrados no Centro para que escolham os pontos, permitidos pela Prefeitura, onde gostariam de trabalhar na região. Esse procedimento teve de ser repetido devido a um engano da AR-Sé, que acabou elaborando duas listas para a mesma finalidade. Aproveitando a confusão, alguns ambulantes escolheram mais de um local entre os que apareciam nas listas, inclusive aqueles proibidos por lei. 

EDIÇÕES ANTERIORES

  • Interação

    Edição: 80

    SETEMBRO / 2003

  • Interação

    Edição: 78

  • Interação

    Edição: 77

    SETEMBRO / 2002

  • Interação

    Edição: 76

    AGOSTO / 2002

  • Interação

    Edição: 75

    JULHO / 2002

  • Interação

    Edição: 74

    JUNHO / 2002

  • Interação

    Edição: 73

    MAIO / 2001

  • Interação

    Edição: 72

    MAIO / 2002

Gostou? Então compartilhe.